As atividades organizadas pela prefeitura leopoldense para marcar o Bicentenário da Imigração Alemã encerraram com uma visita da Comitiva Oficial do Estado de Rheinland-Pfalz, Alemanha, ao Centro Administrativo, na tarde desta quinta-feira (25).
Na oportunidade, na sala de reuniões do 7º andar, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi recebeu a ministra da Economia, Transportes, Agricultura e Viticultura, Daniela Schmitt, que veio à região acompanhada de autoridades e empresários daquele país.
LEIA MAIS: “Diversidade em 200 anos”: Monumento pelo Bicentenário é inaugurado na Praça Tiradentes
Parcerias
A comitiva alemã está no Brasil há uma semana e tem como motivação fazer parcerias com municípios gaúchos na área da saúde, indústria e biotecnologia. “As nossas empresas são empresas que operam e procuram o mercado mundial. Por isso, estamos interessados em fortalecer e criar onde já existe, as relações comerciais. As crises nos últimos anos nos mostraram que medidas especiais são necessárias para aumentar a resiliência e a capacidade da nossa economia estadual. Por isso, estamos investindo muito para capacitar as pequenas e médias empresas do nosso estado para que busquem novos clientes e apoiem outros países. Por isso, nós também cuidamos muito para que haja relações entre as empresas do nosso estado e empresas no Brasil. Este é um lado da questão”, disse a ministra.
“Ficamos muito impressionados com o espírito de cooperação e a amizade demonstrado entre a colônia alemã do Rio Grande do Sul, especialmente com o nosso estado. Nesses sentidos, eu estou encantado com esse encontro, quero agradecer pela hospitalidade e espero que o encontro, hoje e amanhã, continue sendo tão produtivo”, acrescentou Daniela.
VEJA TAMBÉM: Celebração solidária marca reabertura do Museu de São Leopoldo pós-enchente
Troca de experiência
“A parte dessa visita é estabelecer uma relação, a partir de uma discussão que nós vamos fazer com os empresários locais, para poder estabelecer uma relação com o Estado (Renânia-Palatinado), do ponto de vista de construir, talvez uma relação mais próxima, mais objetiva, de troca de experiência, mas também de mercado. Nós trabalhamos muito com essa possibilidade. Então, quero fazer um conhecimento muito, muito especial e tenho a convicção, pela nossa história, que essa sua visita pode render bons frutos no futuro, talvez possamos trocar contatos, possamos trocar relações com empresas, com instituições, e temos muito interesse enquanto município”, disse o prefeito Ary Vanazzi.
O encontro teve a participação de secretários municipais, do presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Cleomar Prunzel, do presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (Acist-SL) de São Leopoldo, Daniel Klafke, e outras autoridades municipais.
Ao final, Vanazzi entregou uma mimos e um livro que fala sobre a história da imigração na cidade, como lembrança pelo Bicentenário, à Daniela Schmitt e aos membros da comitiva.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags