abc+

SÃO LEOPOLDO

Comitesinos promove conferência sobre segurança hídrica nesta quarta e quinta-feira

Evento é etapa regional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente - Emergência Climática

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 10/12/2024 às 20h:30 Última atualização: 10/12/2024 às 20h:32
Publicidade

O Comitesinos promove, nesta quarta-feira (11) e quinta (12), a conferência A Segurança Hídrica Socioeconômico-Ambiental Frente aos Extremos Climátiicos. O evento é a etapa regional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica, que ocorrerá em maio de 2025. O comitesinos é um colegiado com atribuição legal pelo gerenciamento dos recursos hídricos da bacia do Rio dos Sinos.

O comitesinos é um colegiado com atribuição legal pelo gerenciamento dos recursos hídricos da bacia do Rio dos Sinos; evento será na Unisinos



O comitesinos é um colegiado com atribuição legal pelo gerenciamento dos recursos hídricos da bacia do Rio dos Sinos; evento será na Unisinos

Foto: Rodrigo W. Blum/Unisinos/Divulgação

O objetivo é elencar propostas de ações à segurança hídrica das bacias hidrográficas brasileiras, visando a garantir à população condições de enfrentamento e resiliência diante das mudanças climáticas que promovem os eventos extremos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário on-line.

Evento inclui debates sobre justiça climática e preparação para desastres

As discussões terão como base cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental. Dentre os participantes, estarão representantes de entidades ligadas ao comitê, prefeituras de 30 municípios da bacia, acadêmicos e professores.

A conferência iniciará com nivelamento, no formato on-line, a partir das 19h desta quarta-feira. Já na quinta-feira, o encontro ocorrerá em formato híbrido (presencial e on-line), das 8h30 às 16h30. Nele, os participantes definirão proposições, em atividade no Centro Administrativo do campus da Unisinos, em São Leopoldo.

Veja também: Vanazzi participa na Espanha de Fórum da Unesco sobre racismo

Segundo a presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, essa é uma discussão já iniciada em 2023, no Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas. “Não se pode olhar para um desastre como o que enfrentamos sem uma análise sistêmica da bacia, que funciona como um só organismo. O que acontece na nascente do rio impacta diretamente quem está na metade ou parte baixa e vice-versa.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade