abc+

ECONOMIA

Comércio focado e com horários ampliados para as vendas de Natal

Lojistas têm expectativa de grande movimento nos próximos dias e devem abrir até no domingo (22); melhor data de vendas do ano também é vista como de retomada

Priscila Carvalho
Publicado em: 19/12/2024 às 11h:52
Publicidade

A melhor data de vendas para o comércio no ano se aproxima e, com ela, a expectativa dos lojistas em alcançar bons números de comercialização – como forma também de superar a crise enfrentada após a tragédia das enchentes de maio. E o nítido aumento na movimentação de consumidores pelas ruas do Centro de São Leopoldo corrobora para as boas projeções de lojistas e entidades do setor. 

SAIBA TAMBÉM: Montanha-russa no tempo começa nas próximas horas; veja sequência de dias antes do Natal

No bazar onde Morgana Picoli trabalha, horário foi estendido até mesmo nos domingos



No bazar onde Morgana Picoli trabalha, horário foi estendido até mesmo nos domingos

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

“Nossa expectativa é muito boa para o incremento de vendas em relação ao ano passado. Não arrisco a estimar um valor percentual, mas acredito que não baixe de 7 ou 8% em relação a 2024”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Leopoldo, Olinto Menegon. “Já vemos o comércio eufórico e movimentado, e nessa última semana é quando acontece mesmo o movimento”, ressaltou.

LEIA MAIS: Independência terá quadra liberada nesta quinta e ato simbólico na sexta; veja como será

Campanha

Além da natural procura por presentes nesta época, as campanhas de Natal também motivam para as compras na comunidade. Em São Leopoldo, a CDL, junto do Sindilojas e da prefeitura, realiza o Natal Show 2024, que distribui cupons para quem compra nas lojas participantes e entregará um total de 56 prêmios.

“Esse ano viemos com uma campanha bem arrojada, com uma das premiações mais bonitas que já tivemos na história. E ela foi muito bem recebida pelos consumidores”, afirma Menegon. “Hoje ainda não conseguimos chegar ao nosso objetivo. Queríamos ter colocado 200 mil cupons nas ruas e estamos até agora com 180 mil. Pode ser que até semana que vem consigamos colocar os 20 mil que faltam, mas o número de adesão está bem satisfatório”, acrescentou.

A campanha segue até o dia 11 de janeiro. Associados e não associados da CDL ainda podem aderir à iniciativa. O sorteio dos prêmios deverá ocorrer no dia 25 de janeiro.

Recuperação

Menegon também entende que a campanha e a movimentação já vista no comércio para este Natal auxiliarão na recuperação do setor pós-cheias.“Por toda a tragédia que passamos, a resiliência do nosso povo gaúcho nos mostra a força para conseguirmos uma boa retomada”, estima.

CONFIRA: Semae retoma atendimento presencial na sede administrativa do Centro

Natal pode movimentar R$ 6,6 bilhões, estima FCDL

Conforme projeta a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), o Natal de 2024 deve movimentar cerca de R$ 6,6 bilhões em vendas no Estado. A expectativa positiva está estruturada no otimismo que os lojistas gaúchos apresentam ao observar a movimentação dos consumidores em busca dos presentes natalinos.

“Há fatores que contribuem para esse cenário otimista, mesmo que as medidas mais duras implementadas pelo Banco Central a partir da elevação da taxa Selic e a disparidade cambial Dólar x?Real já estejam se refletindo nos consumidores. Temos visto um aumento dos indicadores de empregabilidade e avanço da massa salarial no Rio Grande do Sul. O pagamento do 13º salário e o forte apelo emocional do Natal são outros aspectos importantes que fomentam as vendas nesse período”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

VEJA: Projeto Música a Domicílio leva o piano de Rodrigo Soltton por ruas de São Leopoldo

Horário estendido e abertura também aos domingos

Chefe de loja de um bazar na Rua Independência, Beatriz da Cruz observa que o movimento está aumentando nessa reta final, ficando dentro do que espera o estabelecimento, que já alterou seu horário de atendimento para se adequar a procura dos clientes.

“Abrimos todos os domingos durante o ano inteiro, das 10h às 17h, mas agora ficamos até umas 18h30, 19h, conforme for o movimento no Centro. No sábado, nosso normal é até as 18h, mas agora ficamos até as 19h. Durante a semana, temos mantido de acordo com o fluxo no Centro, estendemos até as 19h e, se tiver movimento, ficamos até as 20h. Uma horinha a mais sempre”, explicou ela, lembrando que a loja também deve abrir no dia 24, véspera de Natal.

Estabelecimento mudou estratégia e diminuiu preço para ajudar a aumentar vendas natalinas



Estabelecimento mudou estratégia e diminuiu preço para ajudar a aumentar vendas natalinas

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Loja mudou estratégia para ampliar vendas de Natal

Em outra loja, de bazar e confecção na Rua Independência, o Natal é visto como a virada de chave nas vendas do ano, por isso, o estabelecimento resolveu baixar ainda mais os preços, o que já vem dando resultados. “Nessa semana a gente começou a ver o movimento mais forte. O nosso movimento estava fraco, pela questão da enchente, porque o pessoal não está com condições de comprar roupas, quer comprar móveis e coisas para casa”, comentou a gerente, Michele Orique. “Foi uma alternativa (baixar os preços) pra essa época e está dando certo”.

Segundo Michele, a loja também ampliou os horários de atendimento. “Estamos abrindo nos domingos, das 8h às 17h, e durante a semana aumentamos em uma hora nosso atendimento, até as 19h”. O foco dos consumidores também mudou nesse período. “Antes o nosso foco grande era confecção adulto, mas agora, pro Natal, mudou: passou a ser confecção infantil e brinquedos. É o que mais está vendendo”.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade