Um Bicentenário com mais de 200 Anos! São Leopoldo, A Saga Histórica da Cidade Povoada, Amada e Miscigenada foi samba-enredo lançado na noite da terça-feira (12), pela Sociedade Cultural Beneficente e Carnavalesca Império do Sol, para o carnaval 2024 em Porto Alegre (no desfile das escolas da Série Prata) e São Leopoldo.
E a festa foi no palco do Teatro Municipal de São Leopoldo (na Praça Vinte de Setembro (a da Biblioteca). O evento contou com a participação dos integrantes da escola e convidados, entre autoridades políticas, empresariais e representantes da área cultural e artística e, é claro, os amantes do samba.
O presidente da Império do Sol, Alzemiro da Silva, o Miro, avaliou o evento como extremamente positivo. “Foi muito gratificante para nós ver o público que se fez presente no Teatro, pois tivemos um bom público e foi a primeira vez que a escola de samba esteve se apresentando em um teatro”, ponderou. “Para nós foi muito positivo também porque tivemos a presença de várias autoridades, pessoas ligadas à cultura, ao governo. E muitas pessoas que realmente nem são adeptos ao carnaval também estavam lá para nos prestigiar”, descreveu. “Foi uma noite gloriosa. Um espetáculo digno do Teatro Municipal.”
História
O samba-enredo 2024, escrito por Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Inácio Rios e Chico Professor.
O temista da escola, Ramão Carvalho conta que o tema enredo escolhido busca prestigiar o bicentenário, mas lembrando quem também já estava nessas terras quando os imigrantes germânicos chegaram por aqui.
“A gente parte do princípio do compromisso que temos com a nossa comunidade. Partimos do censo comum de que as pessoas têm o aniversário da cidade como 25 de julho, mas, na verdade, essa é data da chegada dos primeiros imigrantes, não do aniversário. Quando temos um hino, uma bandeira, que fala sobre a imigração alemã, a gente desprestigia a nossa ancestralidade indígena, portuguesa e outras etnias que ajudaram a formar a cidade”, avaliou.
“Queremos informar a nossa comunidade da história mais adequada. Trazer a história que a história não conta.”
Veja a letra do samba:
Um Bicentenário com mais de 200 Anos! São Leopoldo, A Saga Histórica da Cidade Povoada, Amada e Miscigenada
(Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Inácio Rios e Chico Professor)
Guaraci beija a Pindorama
O rio trama com as montanhas
Dançando pro mar
O linho se entrelaça à melanina
E aos olhos da coroa
Faz de ninho este lugar
O vale mistura as cores
Saberes, sabores
Açores, africanos, Carijós
O vale se tinge de cores
Das dores, da fé
Na vila pulsa a vida capilé
Do horizonte, sonhos distantes
Às margens sinuosas do Itapuy
Embalaram a viagem imigrante
A terra é majestosa por aqui
A lida que semeia sesmarias
Na Feitoria, cultiva a saudade
A cidade floresce assim
E o trem que passa abraça o amanhã
Por um lugar ao sol…
Esse povo construiu
A colônia leopoldense, a primeira do Brasil
E a Império do Sol
Que brilha neste céu
Tua morada é São Léo
Sou africano, alemão e brasileiro
Originário, luterano, macumbeiro
Bato no peito, sou imperiano
A minha história tem mais de 200 anos
LEIA TAMBÉM