PARA DIFERENTES PÚBLICOS
Com programação variada, Semana da Alimentação Saudável segue até dia 21 em São Leopoldo
Agenda acompanha a 22ª Semana da Alimentação do Estado; confira as atividades que integram a ação
Última atualização: 15/10/2024 11:18
Acompanhando a 22ª Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, que tem como tema “Soberania, Segurança alimentar e Sustentabilidade na reconstrução do RS”, a Prefeitura de São Leopoldo iniciou, nesta segunda-feira (14), a Semana da Alimentação Saudável.
A iniciativa segue até o dia 21, com atividades diversas e para várias faixas etárias. O ato de lançamento da ação ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito, Ary Vanazzi, e contou com as presenças de membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Leopoldo (Comsea), cozinhas sociais, organizações da sociedade civil, como a Associação de Meninos e Meninas de Progresso (Ammep), os agricultores leopoldenses Lauri e Mara Sprenger – que levaram verduras de sua produção para a solenidade –, entre outros convidados.
LEIA: Priscila Diniz: Familiares e amigos se despedem de comerciante assassinada em Novo Hamburgo
Chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional e Apoio a Iniciativas Comunitárias da Secretaria de Assistência Social (SAS), Carolina Cerveira lembrou que a programação foi organizada pelo Comsea em conjunto com secretarias municipais, organizações da sociedade civil, cozinhas sociais e Unisinos. “Teremos uma semana com atividades diversas para diferentes públicos, tendo como base o direito humano ao alimento saudável”.
Investimento
Titular da SAS, Márcia Martins falou sobre os investimentos que São Leopoldo fez na temática da alimentação. “O município chegou a investir dois milhões de reais para que a comida de qualidade e saudável chegasse ao prato de todas as comunidades, sobretudo aquelas em maior estado de vulnerabilidade, sendo uma solicitação do Comsea”. A secretária também lembrou a quantidade de famílias atendidas pelas cozinhas sociais. “Por ano, elas serviram vinte mil refeições e, durante as enchentes, o número aumentou, embora tenham sido afetadas”.
Após o ato de abertura, os participantes do evento foram convidados a assistir a exposição “São Léo mais comida no prato – Redes de segurança alimentar nas comunidades”, posicionada no salão de entrada da prefeitura leopoldense.
VEJA TAMBÉM: Unisinos recebe exposição fotográfica sobre o câncer de mama
Programação:
Terça-feira (15/10)
10h às 11h30: “Um Dia para Nós” – Encontro com famílias beneficiárias do programa Bolsa Família; na Cozinha Social Barriguinha Cheia
Público: Mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família, moradoras do bairro Vicentina.
Quarta-feira (16/10)
13h30 às 15h30: Mostra da produção de alimentos saudáveis; na Rua Seringueira, 242, bairro Arroio da Manteiga
Público: livre
15h: Caça do Tesouro Alimentar, na Ammep
Público: crianças e adolescentes atendidas no espaço
14h às 16h: Saída de campo – Agrofloresta de frutas nativas do banco de tempo; no Bancodetempo (Estrada Afonso Breitembach, 140, Lomba Grande)
Público: participantes da Economia Solidária, professoras, Grupo de Reciclagem Renascer, inscritos de São Leopoldo e Novo Hamburgo
18h: São Léo Mais Comida no Prato: fortalecimento de cozinhas sociais de São Leopoldo como estratégia de enfrentamento à insegurança alimentar; Bate papo virtual sobre as cozinhas sociais no podcast do Proame (acesso no YouTube: Rádio ProAr)
Público: conselheiros do Comsea, cozinhas sociais, organizações sociais e interessados na temática.
Quinta-feira (17/10)
8h às 11h: Roda de conversa sobre o projeto Hortas Escolares, Cultivando Cidadania; na Escola Técnica Estadual Visconde de São Leopoldo (Av. Feitoria, 3490, Feitoria)
Público: estudantes e professores do colégio agrícola e das escolas que participaram do projeto
14h: PicNic&Debate; no Lago da Unisinos
Público: livre (traga sua canga e um lanche para compartilhar)
Sexta-feira (18/10)
9h às 16h: Chef Por Um Dia; na Ammep
Público: crianças de 4 e 5 anos da educação infantil
13h30 às 16h30: Cuidando da alimentação: boas práticas para comunidades e escolas; na EMEF Santa Marta
Público: cozinheiras e representantes de cozinhas sociais, merendeiras das escolas, lideranças comunitárias, grupos envolvidos com hortas escolares e comunitárias
Sábado (19/10)
8h ao meio-dia: Feira do Alimento Saudável; na Praça Tiradentes
Público: clientes da feira e pessoas interessadas em saber mais sobre produtos sem agrotóxicos bem como minimamente processados e sem conservantes
15h: Tarde com as Crianças; na Cozinha Social Fazer o Bem Sem Olhar a Quem
Público: crianças
Segunda-feira (21/10)
14h30 às 17h: A Nossa Comida é Poderosa! - roda de conversa sobre alimentação saudável para crianças; no Espaço Colaborativo da Unisinos
Público: crianças de até 7 anos