SÃO LEOPOLDO

Com desabastecimento em regiões distintas, Semae adota medidas para amenizar falta d’água

Rodízio feito na Zona Norte deverá ser adotado também na Zona Sul nos próximos dias; algumas localidades, como Boa Vista, na Scharlau, estão há quase 30 dias sem água

Publicado em: 29/05/2024 18:01
Última atualização: 29/05/2024 18:02

O abastecimento de água é uma das situações fortemente afetadas com as enchentes e que ainda não tem previsão de normalização total em São Leopoldo.

Reservatório do Semae Foto: Digue Cardoso/Semae

No município, equipes do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) seguem trabalhando para drenar regiões alagadas, recuperar estruturas atingidas e retomar o abastecimento em regiões que seguem sem água. Para tanto, desde a última segunda-feira (27) um rodízio vem ocorrendo, visando proporcionar períodos de água nas torneiras a algumas localidades.

Soma-se às dificuldades de abastecimento, o fato do consumo médio estar bem elevado, em função das famílias estarem retornando às suas casas e iniciando trabalhos de limpeza nas moradias, o que não permite a recuperação dos reservatórios do sistema.

Quase 30 dias sem água

No loteamento Boa Vista, no bairro Scharlau, está uma das piores situações de desabastecimento da cidade. Moradores relatam que há quase 30 dias estão sem água nas torneiras, mesmo não sendo uma área afetada pelas enchentes.

“Os bairros que foram atingidos estão tendo abastecimento de água e no bairro onde moramos, que não foi atingido pela água, não temos água. Estamos sem água desde do dia 3 de maio”, lamenta Ezequiel Carvalho, 30 anos, morador da Rua Julio César Teixeira. “Estamos pegando com vizinhos ou, às vezes, tenho que ir até o (mercado) São Jorge (cerca de 10 minutos de distância a pé), encher os baldes, quando o caminhão-pipa está lá, pois ele não passa na minha rua”, conta, sobre tem conseguido água.

“Ainda essa semana”

Questionado, o Semae informou que o Boa Vista é abastecido pelo reservatório da Vila Baum. “A água chegou no reservatório mas ainda muito fraca, por isso não está chegando no Boa Vista. Nós vamos colocar uma motobomba mais potente na elevatória da Campina pra que a água chegue com mais pressão no Parque Campestre e depois na Baum. Deve normalizar ainda essa semana”, estimou a autarquia, reforçando que o consumo e a perda de água nas regiões alagadas está muito grande.

“Tem muito quadro, torneira, pia, vaso e caixa d’água quebrados e, com isso, a água tratada acaba sendo desperdiçada no caminho. Estamos com uma perda de 50% da água que produzimos”.

Rodízio segue na Zona Norte

Como alternativa para que a água chegue nas localidades da Zona Norte, o Semae estabeleceu um rodízio provisório de abastecimento nas regiões abastecidas pelo reservatório da Scharlau (R2). A ação começou na segunda-feira e deve seguir, pelo menos, até a sexta (31), quando nova avaliação será feita.

Nesta quinta-feira (30), o abastecimento ocorrerá: das 0h01 às 6h e das 18h01 à meia-noite, na Scharlau Alta, Parque Itapema, Vila União, Santo Augusto, Panorama e Santa Helena; das 6h01 ao meio-dia, no Jardim Viaduto, Vila Elza, Vila Brasília, Jardim Fênix, Berger, Vila Glória e Parque Sinuelo; e, do meio-dia às 18h, no Santos Dumont, Vila Brás, Steigleder, Bom Fim, Vila Progresso, Vila dos Tocos e Chácara dos Leões.

Zona Sul também com falta d’água

O Semae divulgou também o motivo da falta d’água observados em bairros da Zona Sul leopoldense deste o último fim de semana. Conforme a autarquia, com a liberação do abastecimento para o bairro Vicentina, a rede de bombeamento localizada na Estação de Tratamento de Água São José (ETA-1) não está atingindo os níveis necessários para o abastecimento pleno do Complexo de Reservação Santa Teresa (R1). Com isso, para que a água chegue nas localidades que são abastecidas pelo R1, o abastecimento da Vicentina deve ser temporariamente desativado, ao longo desta quarta-feira (29).

O R1 abastece as seguintes localidades: Barreira, Cohab Duque, Cristo Rei, Duque de Caxias, Fazenda São Borja, Jardim América, Monte Blanco, Padre Réus, Santa Teresa, São João Batista e Vila Nova.

Um rodízio de abastecimento para a Zona Sul e Vicentina também deve ser colocado em execução nos próximos dias.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas