SÃO LEOPOLDO
Clima instável atrasa data de entrega das primeiras plantas do Programa Farmácia Viva
Medicamentos naturais estavam previstos para consumo em novembro
Última atualização: 22/11/2023 11:10
A partir desse mês de novembro, a comunidade teria acesso a medicamentos naturais oriundos do Programa Farmácia Viva. No entanto, devido à instabilidade climática, o cultivo das plantas medicinais ainda não terminou.
O Farmácia Viva é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Leopoldo, Unisinos e Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo.
O cultivo das plantas é feito na Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo, localizada na Avenida Feitoria, 9490, no bairro Feitoria. As plantas medicinais utilizadas neste momento foram três: melissa, maracujá e confrei. A manipulação deve ser feita pelos estudantes dos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica da Unisinos, através do laboratório da Farmácia Escola.
Liberação da Anvisa é aguardada
De acordo com informações repassadas pela comunicação da Prefeitura, há também uma pendência burocrática a ser resolvida pela Unisinos, que aguarda pela liberação da Anvisa.
A coordenadora do curso de Farmácia da Unisinos, Ana Rita Breier, garante que a manipulação iniciará tão logo os documentos sejam validados pela Vigilância Sanitária. Segundo ela, a papelada já foi aprovada pela Unisinos e pela mantenedora, a Associação Antônio Vieira, e está no cartório aguardando liberação. Em seguida, a Anvisa agendará uma visita local para liberação do uso do laboratório.
Onde encontrar os remédios naturais após a produção
Segundo a Secretaria de Saúde, para obter os medicamentos na Farmácia Municipal será necessária a apresentação de uma prescrição médica fornecida pelo atendimento prestado pelo SUS. A receita pode ser obtida mediante uma consulta com um clínico geral, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todos os bairros. Para consultar com o clínico, o morador deve comparecer pessoalmente à UBS mais próxima de seu bairro e consultar os dias e horários de distribuição de fichas para atendimento.