EM CARTAZ
Cineasta de São Leopoldo estreia filme nas telonas
Ulisses Da Motta é um dos roteiristas de Além de Nós, que está em exibição em salas da capital
Última atualização: 29/02/2024 09:01
E como ele mesmo enfatizou a se deparar com o filme em cartaz: "Afinal, não é todo dia que a gente tem um longa passando nas telas dos cinemas." A consideração se refere à produção Além de Nós, direção de Rogério Rodrigues, que estreou nos cinemas neste final de mês. "Não foi o primeiro roteiro de longa que eu escrevi, nem foi o último. Mas é o primeiro a ser filmado e mais importante: a chegar aos cinemas", destaca o cineasta Ulisses Da Motta, de São Leopoldo, que foi um dos roteiristas do filme em exibição em salas da capital, como a Cinemateca Paulo Amorim e Espaço de Cinema do Bourbon Country.
Em Além de Nós, Leo, personagem interpretado pelo ator Miguel Coelho, é um peão de 24 anos que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no Sul do Brasil, mas de repente, sofre duas grandes perdas no mesmo dia. O jovem acaba de presenciar a morte de seu pai e também perder seu emprego - e por tudo, se sente culpado.
Na trama do longa, ele descobre uma foto e uma carta antiga. Fato que lhe dá um novo horizonte. Ele sai de sua pequena cidade do Sul e parte com seu tio Artur, vivido pelo ator Thiago Lacerda, para a cidade do Rio de Janeiro. No caminho desconhecido, Leo vai em busca de recuperar sua identidade, também resgatando a relação com o tio.
"Cinema é um trabalho que caminha rumo à eternidade. Eu trabalhei no roteiro lá em algum lugar entre 2011 e 2013. Na época, Rogério Rodrigues (também diretor) e Romir Rodrigues já estavam na quinta versão do roteiro e eu entrei como um par de mãos extras para escrever", enfatiza Motta, em postagem sobre o filme. "A espinha dorsal que construímos, há coisa de uma década, se manteve para chegar no filme que existe hoje. É irreal que trabalhos feitos há tanto tempo sigam seus caminhos."
Presença do público
Da Motta foi conferir o longa acompanhando de Laís Werneck, que é atriz, atuou no filme e também trabalhou como assistente de direção. Ele destaca a importância do momento pelo filme estar em dois espaços: na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana, com sessões às 14h30; e Bourbon Country, às 16h30 e 21 horas.
Aliás, fundamental a presença do público, especialmente nesta primeira semana de exibição de Além de Nós, que também está em cartaz em salas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Brasília. Presença do público é essencial para garantir fôlego ao filme nos cinemas do País.
Curta Fragmentos ao Vento: 1945 rumo ao Japão
Para completar e entrando em seu terceiro ano de andanças, o curta-metragem Fragmentos ao Vento: 1945, com locações em várias cidades, segue para o Japão. O curta, dirigido por Ulisses Da Motta, foi selecionado para a quinta edição do Meihodo International Youth Media Festival, que ocorre em abril.
Fragmentos ao Vento: 1945 mostra a história de Senhorinha, que é uma mulher negra que vive em uma colônia alemã no Sul do Brasil de 1945. No meio da ditadura do Estado Novo, ela luta para sobreviver entre as forças opressoras e imigrantes vigiados e perseguidos.
No elenco estão Paula Souza, Bruno Fernandes, Ursula Collischonn, Frederico Vittola, Marcello Crawshaw, Marcos Guarani e Maurício Schneider. A obra se apresenta como a primeira parte de um longa-metragem que contará a história de uma família no decorrer dos últimos 100 anos, chamado Fragmentos ao Vento, com roteiro do próprio diretor e de Marina Cardozo.
Trabalhos ao longo da carreira do diretor
Com fotografia de Renato Falcão e montagem de Vicente Moreno, o elenco de Além de Nós, produção finalizada em 2022, conta ainda com Clemente Viscaíno, Ida Celina, Naruna Costa e Néstor Monasterio. Produzido pela Atama Filmes, o longa foi rodado em 14 cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Diretor, roteirista, produtor, professor de cinema e preparador de elenco, Da Motta tem entre suas criações ainda outros trabalhos, com destaque para os curtas O Gritador, Kassandra, Fragmentos ao Vento: 1945, Luz Natural e Venatio. E claro: Além de Nós. Seus filmes já participaram de eventos como Festival de Gramado, Festival de Havana, Cinefantasy e Fantaspoa. Ele também é um dos produtores do FantasNóia, Festival de Cinema Fantástico de Novo Hamburgo.