abc+

Vacinação

Cidades da região têm baixo estoque de vacinas contra Covid-19 para crianças

Veja a situação dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana

Giordanna Vallejos
Publicado em: 03/01/2023 às 21h:16 Última atualização: 11/01/2024 às 12h:40
Publicidade

No mês de dezembro, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação da Pfizer Baby, para todas as crianças de 6 meses até cinco anos incompletos. Anteriormente, a vacina era destinada apenas para crianças com comorbidades.

Apesar dessa decisão, alguns municípios estavam com os estoques baixos para suprir a nova demanda. Dessa forma, o Ministério da Saúde anunciou a aquisição de 50 milhões de doses da Pfizer, no dia 30. Veja a situação atual nas cidades de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana

Vacinação infantil sendo realizada em São Leopoldo



Vacinação infantil sendo realizada em São Leopoldo

Foto: Romeu Finato / Divulgação

São Leopoldo

Segundo Paula Silva, secretária da Saúde de São Leopoldo, o estoque para vacina adulto está adequado, porém os da vacina infantil e Pfizer Baby estão baixos. “Percebe-se que há uma divergência entre o solicitado para o Estado e o quantitativo enviado, o que dificulta o planejamento a nível municipal. Vamos pautar esta questão junto a Comissão Intergestores, pois temos uma estimativa de mais de 7.000 crianças de até 3 anos para vacinar”, disse ela.

Foram aplicadas 61 doses em crianças na faixa etária de 6 meses a 3 anos, 1.668 doses Coronavac em crianças de 3 a 5 anos e 28.024 doses de Pfizer pediátrica na faixa de 5 a 12 anos.

A vacinação dos 6 meses aos 12 anos de idade se concentra no Materno Infantil. A Pfizer Baby é aplicada em crianças a partir dos 6 meses até crianças de 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. A Coronavac é aplicada em crianças a partir de três anos e a Pfizer Pediátrica, em crianças a partir dos 5 anos. O horário de funcionamento do Materno é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.

Novidade

A partir desta quarta-feira, dia 4, todas as unidades básicas de saúde (UBS) com salas de vacina disponibilizarão o imunizante contra a Covid-19 para público a partir dos 18 anos. São elas: Cohab Feitoria, Cohab Duque, Paim, Campestre, Materno Infantil, Padre Orestes, Vila Brás, Vicentina, Santa Marta, Campina, Rio Branco, Santo André, Scharlau, Trensurb. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Com exceção das UBS Vicentina e Campina, que funcionam até as 18h30.

 

Sapucaia do Sul

Conforme Flávia Mota, secretária substituta de Saúde, o município está aguardando a reposição de doses da vacina Coronavac e Pfizer Pediátrica pelo Estado. Foram imunizadas 1.208 crianças na faixa etária de 3
a 4 anos, 15.223 de 5 a 11 anos e 21.355 de 12 a 17 Anos.

A vacinação para crianças com idade de 6 meses até 1 ano sem comorbidades iniciou nesta semana. As doses da Pfizer Baby são aplicadas na ESF Casas, de terça a sexta-feira. Para crianças de 3 a 4 anos e de 5 a 11 anos, ocorre na UBS Centro, de segunda a sexta-feira.

Esteio

No município de Esteio, Taine Tuziane Fischborn Andriolla, Enfermeira e Coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde, relata que estão sem acesso ao sistema da Pfizer Baby. A enfermeira também explica que faltam vacinas. “Não temos estoque suficiente para suprir a demanda. Temos ainda algumas doses de Pfizer pediátrica. Coronavac e Pfizer Baby, tudo já agendadas, sem doses extras”, disse ela.

Foram vacinadas, até o momento, 1005 crianças com a Coronavac na faixa etária de 3 a 4 anos. Além disso, 5645 crianças na idade de 5 a 11 anos foram vacinadas com a Pfizer infantil, sendo 3985 com a segunda dose.

Na atualidade as vacinas Pfizer Baby e Coronavac estão sem agenda e Pfizer pediátrica, de 5 a 11 anos, com livre demanda nas unidades Centro, Claret e Caic. Ademais, a Pfizer Baby neste momento segue direcionada para crianças com comorbidades.

Portão

Conforme a Enfermeira da Epidemiologia do município de Portão, Daniela Zanotti, a cidade está sem abastecimento de Pfizer Baby, para crianças menores de 5 anos e Pfizer Pediátrica, de 5 a 11 anos. Atualmente, estão reabastecendo o estoque com Pfizer para adultos e aguardando o envio de novas doses.

Com relação às doses aplicadas, foram 31 na faixa etária de 6 meses a 2 anos, 243 primeiras e segundas doses de 3 a 4 anos, 3025 vacinas aplicadas na faixa etária de 5 a 11 anos, somando primeira, segunda e terceira dose.

Capela de Santana

Roseli Seidel, vacinadora de Capela de Santana, elucida que o estoque de vacinas é suficiente para suprir a necessidade atual. Até o momento, foram aplicadas no município 29 doses para faixa etária de 3 a 4 anos, 138 doses para crianças de 5 anos, 465 doses na idade de 6 a 9 anos e 608 doses de 9 a 12 anos.

Crianças menores de 12 anos podem ser vacinadas na UBS Central, no horário das 7h até às 15h, acompanhadas por um responsável.

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade