SÃO LEOPOLDO
CicloSinos pede ajuda para revitalizar praça sob os trilhos do trem na Avenida Mauá
Projeto que envolve série de melhorias está avaliado em R$ 50 mil
Última atualização: 26/03/2024 16:39
Desde maio de 2022, o espaço sob os trilhos do trem na Avenida Mauá, próximo à esquina com a Avenida Imperatriz Leopoldina, no bairro São José, em São Leopoldo, é de responsabilidade da Associação de Ciclistas CicloSinos. De lá para cá muita coisa já mudou no espaço, graças às ações voluntárias dos integrantes da associação. Pilares foram pintados e o local, antes sempre sujo, agora é mantido mais limpo e com a grama aparada.
No entanto, a ideia dos integrantes da CicloSinos é deixar a praça ainda melhor. Um projeto de revitalização feito pelos voluntários prevê uma série de melhorias para o terreno com mais de 1,5 mil metros quadrados. São previstas uma pista para que as crianças aprendam a andar de bicicleta, bicicletários, instalação de bancos, containers com sanitários e espaço multiuso e pista com lombadas.
De acordo com o presidente da CicloSinos, André Luís Marka, a estimativa é de que sejam necessários R$ 50 mil para a execução do projeto. Para tirar a ideia do papel, a associação busca apoio de empresas e de pessoas da comunidade. "Somos um grupo de ciclistas que sem ajuda não conseguiremos executar o nosso projeto. Por isso, estamos em busca de patrocínio e doações, seja de latas de tinta, seja em dinheiro", conta.
Contato
Interessados em ajudar e contribuir com o projeto da associação podem entrar em contato com Marka pelo telefone 98144-4459, pelo perfil do grupo no Instagram @ciclo_sinos ou pelo site www.ciclosinos.com.br. "Este é um projeto muito importante para a cidade, que vai beneficiar as crianças, por meio de ações de incentivo para a educação para o trânsito, e vai trazer mais vida e segurança para a praça e seu entorno", destaca Marka.
Local revitalizado deve atrair mais visitantes
A implementação de uma mini pista voltada para as crianças tem como inspiração um projeto semelhante realizado na França. "Vamos montar a estrutura para ser apropriada para aulas e atividades a serem desenvolvidas no local pelas escolas ou pela Guarda Municipal", esclarece o vice-presidente da CicloSinos, César Comerlato.
Responsável pela comunicação da associação, Evelin Haslinger, 39 anos, é moradora do bairro e aponta os benefícios da revitalização da praça para a região."Uma praça passa a ser ocupada quando recebe cuidados seja da população ou do gestor público", opina. "Queremos que a sociedade comece a enxergar este espaço como referência para os ciclistas em São Leopoldo", completa Evelin.
De acordo com o membro do conselho da associação, Fábio Lopes, São Leopoldo conta com mais de 95 mil bicicletas. "Além disso, a cidade é rota para muitos ciclistas que rumam para outros municípios como Lomba Grande e Novo Hamburgo. Somente na Avenida Feitoria, temos dias onde passam mais de três mil bicicletas por dia", garante.