Após a trégua dos últimos dias, o município voltou a presenciar a chuvarada nesta terça-feira (1º). Os volumes de precipitação foram de 50mm até às 18h30 e a previsão é que a instabilidade permaneça até as 10h desta quarta-feira (2) em cidades da região metropolitana, Sudeste, Sudoeste, Noroeste, Centro Ocidental e Centro oriental gaúcho.
Às 19h15, o nível do Rio dos Sinos atingiu os 3,56 metros, mudando o status para Atenção/Monitoramento Intensivo. No entanto, a Defesa Civil de São Leopoldo afirma que isso ocorre apenas pelo grande volume de chuva durante a tarde e que a tendência é que o nível estabilize, não causando riscos para enchentes no momento.
Mesmo assim, a intensidade da chuva causou alagamentos em diversos pontos da cidade, como a Avenida Feitoria e a Rua Independência, devido à obstrução das bocas de lobo.
Força-tarefa de prevenção
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) e Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), está com uma Força-Tarefa atuando na desobstrução de bocas de lobo e desassoreamento das redes e galerias pluviais do município. O serviço faz parte da terceira etapa da reconstrução da cidade depois da inundação de maio.
Veja também: Farmácia Municipal de São Leopoldo volta a atender no Ginásio Celso Morbach
Durante esta terça-feira (1º), as equipes estiveram nos bairros Campina, Vicentina e Rio dos Sinos. Atualmente, a prefeitura realiza o alteamento em 50 cm do dique no trecho da Vila Brás até a Avenida Mauá. Além disso, outras nove equipes com caminhões de hidrojateamento estão trabalhando por meio de um cronograma de serviços de limpeza em pontos considerados críticos de alagamentos, que tiveram as redes pluviais e bocas de lobo obstruídas por resíduos trazidos pelas águas da enchente, sedimentos orgânicos e lama.
LEIA TAMBÉM