ALÍVIO
TEMPESTADE: Chuva gera pontos de alagamentos, mas não causa transtornos em São Leopoldo
Nível do Rio dos Sinos segue distante da cota de alerta no município
Última atualização: 16/06/2024 17:31
Apesar da chuva incessante que cai desde a tarde de sábado (15), São Leopoldo não apresentava, até o início da tarde deste domingo (16), grandes transtornos. A Defesa Civil informa que, na medida das 15h15, o Rio dos Sinos registrava nível de 2,95 metros, ainda distante da cota de alerta, que é de 4,50 metros. Conforme a agente do órgão Aline Scherer, até as 14 horas, havia apenas dois pedidos de lona e nenhuma ocorrência registrada.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Nas ruas de bairros que foram severamente atingidos pela histórica enchente de maio há acúmulo de água em alguns pontos, mas ainda sem maiores problemas de alagamento.
Na Rua São Caetano (onde ficam localizadas as escolas estaduais Pedro Schneider e Frederico Schmidt), junto à esquina com a Bento Gonçalves, no Centro da cidade, é que o acúmulo de água é maior, devido ao não escoamento para o bueiro no local, que já vem apresentando problemas há mais tempo. A calçada foi coberta pela água e a passagem de pedestres no lado direito da via, em direção à Rua Independência, acabou ficando impossibilitada.
Na Independência, há pequenos pontos de alagamento em algumas esquinas.
De acordo com a Defesa Civil, a previsão era de que a chuva se intensificasse a partir das 15 horas. Portanto, o alerta é para que a comunidade fique atenta, especialmente para quem vive nos bairros Vicentina, Campina, Vila Paim e na região Nordeste, onde ainda há acúmulos de resíduos oriundos da cheia histórica.
Mobilização por 24 horas
As equipes da Defesa Civil, do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), da Guarda Civil Municipal e de outras áreas da Prefeitura de São Leopoldo estão mobilizadas durante 24 horas para monitorar as regiões atingidas pelas inundações. Na Casa de Bombas da Campina, no dique da Vila Brás, as equipes permanecem realizando a remoção de entulhos extra domiciliares.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com os seguintes telefones:
- 193, do Corpo de Bombeiros
- (51) 98924-7852; (51) 99117-8291; (51) 98018-5612; e (51) 3579-0450; da Defesa Civil
- 153, da Guarda Civil Municipal