Apesar da trégua na chuvarada nesta segunda-feira (17), o nível do Rio dos Sinos continua subindo 1,5 centímetros por hora em São Leopoldo, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Às 12h, o sistema da Rede Hidrometereológica Nacional mostrava uma medição de 3,36 metros (m). Já às 13h15, o mesmo sistema apontava um nível de 3,38m, ainda em status de observação.
Segundo o Plano de Contingência para Inundações (Placon) de São Leopoldo, que contém os protocolos com as medidas a serem adotadas e os órgãos envolvidos em casos de desastres naturais, até 3,50m o status é de observação. Com o nível do Sinos acima de 3,50m ativa-se o status de atenção, com monitoramento intensivo.
Até 4,30m e com indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas, o status muda para alerta de inundação. Acima de 4,50m a água começa a atingir a via na Rua da Praia e Rua das Camélias. Acima de 5,1m o status é de alarme, com a água atingindo a Rua Alberto Ramos, no bairro Feitoria/São Geraldo.
Escoamento e drenagem
De acordo com material divulgado pela Superintendência de Comunicação (Scom) da Prefeitura, o sistema de drenagem das redes pluviais e bocas de lobo funcionou bem durante o final de semana, escoando os mais de 67mm de chuva.
Além disso, o mesmo material afirma que as cinco Casas de Bombas, monitoradas pelo Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), funcionaram normalmente, sem intercorrências e sem necessidade de operação plena para dar vazão às águas do Rio dos Sinos.
LEIA TAMBÉM