TRAGÉDIA NO RS
Chuva passa sem causar estragos, mas nível do Rio volta a subir em São Leopoldo
Instabilidade deve persistir de forma leve até a quarta-feira
Última atualização: 27/05/2024 20:25
A chuvarada prevista para esta segunda-feira (27) não foi forte o suficiente para causar estragos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio. No entanto, o volume registrado fez com que o nível do Rio dos Sinos elevasse em 8 centímetros (cm) desde a meia-noite em São Leopoldo, conforme a Rede Hidrometereológica Nacional. Às 19h15, o nível era de 4,82 metros (m).
Mesmo assim, a Defesa Civil Municipal mantém o alerta para que a comunidade evite acessar áreas alagadas até que ocorra a total drenagem e escoamento das águas das cheias. Caso se faça necessário, e dentro das possibilidades, a recomendação do órgão é que sejam utilizadas botas e luvas, e evitem o contato direto com a água, para prevenir eventuais doenças como leptospirose, hepatite e tétano, por exemplo, além de perigos decorrentes de água poluída e/ou materializadas por substâncias tóxicas.
Como será o clima no restante da semana
Na terça-feira (28), conforme a Defesa Civil, as instabilidades seguem com maior intensidade no Sul, Campanha, Litoral Sul e Costa Doce. Nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) há chance para chuvas fracas ou chuviscos em pontos isolados. Já na quarta-feira (29), o órgão avisa que a chuva fraca e os chuviscos seguem apenas nas regiões Leste e Nordeste. Deve haver predomínio de tempo firme em grande parte do Estado.