abc+

Clima

CHUVA: Alagamento crônico quando chove em esquina do Centro leopoldense

Na Rua São Caetano junto à esquina com a Bento Gonçalves os pedestres têm que sair da calçada por causa do acúmulo de água no local

Guilherme Schmidt
Publicado em: 05/07/2024 às 18h:41 Última atualização: 05/07/2024 às 18h:42
Publicidade

O volume de chuva desta sexta-feira (5) – bem mais intenso que o registrado na quinta (4), que teve vários episódios de chuvisco – causou alagamentos em alguns pontos da região.

No Centro de São Leopoldo, algumas esquinas da Rua Independência voltaram a registrar água junto às travessias de pedestres, mas nada comparável ao já crônico alagamento na Rua São Caetano (junto à esquina com a Bento Gonçalves), no Centro leopoldense.

Problema crônico: em dia de chuva, na Rua São Caetano (junto à esquina com a Bento Gonçalves), no Centro leopoldense, sempre registra alagamento no lado direito de quem trafega na via



Problema crônico: em dia de chuva, na Rua São Caetano (junto à esquina com a Bento Gonçalves), no Centro leopoldense, sempre registra alagamento no lado direito de quem trafega na via

Foto: Guilherme Schmidt/GES-Especial

O acúmulo de água se dá no lado direito de quem trafega na via e acaba afetando principalmente os pedestres que não conseguem utilizar a calçada ao lado da Escola Técnica estadual Frederico Schmidt em direção ao Instituto de Educação Pedro Schneider, o Pedrinho.

As pessoas são obrigadas a desviar da calçada e ir pelo outro lado, já que quando os veículos passam no local ( principalmente os ônibus ou caminhões) deslocam a água sobre a passagem de pedestres.
“Toda vez que chove um pouco mais forte fica tudo cheio de água aqui e não dá para passar”, diz uma senhora, que preferiu não se identificar, mas que afirmou usar diariamente o caminho.

É visível que o bueiro da esquina da São Caetano com Bento , por algum motivo, não consegue dar conta do volume de água que se acumula no local, fazendo com que o alagamento, que é mais alto do lado direito da via (no sentido bairro-Centro), se estenda pela via conforme o volume de chuva. Muitos motoristas evitam passar pelo ponto alagado com receio de um buraco oculto ou de acabar encostando no meio-fio oculto sob as águas.

Mais chuva (e frio)

A previsão para este final de semana é de mais chuva na metade norte do Estado , sendo de volume moderado na nossa região, mas deve chover mais no norte, Vale do Paranhana, Serra e litoral norte, onde pode se ter de 100mm a 150mmm neste sábado e domingo.

Segundo relatório da Sala de Situação do RS, ainda na segunda-feira (8) se terá “resquícios da frente fria e umidade do oceano”, que favorecerão chuvas fracas a moderadas sobre a Grande Porto Alegre, Serra e litoral médio e norte.

Além disso, deve fazer muito frio no fim de semana. A MetSul Meteorologia traz a previsão de sábado gelado em que as mínimas no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul devem cair a valores abaixo de zero com chance de geada, com tempo mais aberto e seco, favorecendo maior resfriamento noturno, com marcas de até -3ºC a -5ºC em pontos da Campanha e da Serra do Sudeste.

Em Porto Alegre, segundo a MetSul, o sábado (6) deve se iniciar com 6ºC ou 7ºC na estação do Jardim Botânico. A tendência, porém, é esfriar ainda mais na semana que vem. Um segundo pulso de ar mais frio avança pelo Rio Grande do Sul na segunda-feira e provocará uma madrugada e amanhecer com mínimas por demais baixas em diversas localidades na terça. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade