abc+

No status de alerta

CHEIA DO SINOS: Rio estabiliza em 6,1 metros em São Leopoldo

A Defesa Civil segue monitorando a situação, que nas últimas oito horas não tem mais apresentado significativa elevação das águas que já atingiram ruas e casa em São Leopoldo

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 21/11/2023 às 19h:10 Última atualização: 21/11/2023 às 19h:10
Publicidade

Após chegar a 6,1 metros, o Rio dos Sinos estabilizou nas últimas horas e o cenário, mesmo tendo em vista a situação em Campo Bom (onde o Sinos também estabilizou) e Taquara (onde já recuo das águas), segue de alerta na região, já que há previsão de mais chuva para esta quarta-feira (22). 

Inundação do Rio dos Sinos na rua Otto Daudt



Inundação do Rio dos Sinos na rua Otto Daudt

Foto: Amanda Krohn/Especial

A Defesa Civil de São Leopoldo divulgou no seu Boletim Diário que, às 16 horas, o Sinos registrava 6,1m, em medição na régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), instalada na rua da Praia.

“No momento apresenta indícios de estabilidade, tendo oscilado e mantido o nível nas últimas oito horas. O status conforme o Plano de Contingência para Inundações (Placon) é de Alarme. A Defesa Civil segue monitorando para verificar se haverá nova elevação, dado os volumes das bacias”, dizia o boletim.

Famílias fora de casa 

Segundo a Prefeitura de São Leopoldo, 43 famílias (172 pessoas) seguiam desabrigadas até a tarde desta terça-feira (21), abrigadas na sede do Alfa Futebol Clube, CTG Grupo Candeeiro, no loteamento São Geraldo, e no Acampamento Farroupilha, bairro Feitoria.

Outras 70 famílias desalojadas receberam abrigo na casa de parentes. As ruas mais afetadas foram às ribeirinhas ao Rio dos Sinos: a Barros Cassal e a Alberto Ramos; e no final das ruas Pottenstein, Frederico Mayer e Carlos Bier, além das ruas da Praia e das Camélias.

 Boletim da Sala de Situação – Sema-RS

 Na quarta-feira (22), as tempestades ganham força e se espalham pelo Estado, devido ao lento avanço de uma frente fria pelo oceano. Há risco de transtornos por conta dos temporais e pelas chuvas fortes, especialmente na metade Sul, Noroeste e Centro-Norte, onde os volumes variam entre 50 e 85 mm/dia.

 Ao longo da quinta-feira (23), o fluxo de umidade e o deslocamento da frente fria seguem favorecendo as instabilidades sobre o Noroeste, Norte e Nordeste gaúcho, com chuva pontualmente forte e descargas elétricas. Gradualmente ao longo da noite, as chuvas se afastam dessas áreas e o tempo firme predomina, por conta de uma alta pressão.

 Campanha de doações para atingidos

A Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), está recebendo doações para as famílias atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

São requisitados produtos de higiene e limpeza, roupas, alimentos, colchões, cobertores e travesseiros. A SAS fica localizada na rua São Joaquim, 600, Centro, e fica aberta para receber os donativos das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade