O Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses (Ceprol Sindicato), presidido por Cristiane Mainardi, promoveu uma pesquisa com os filiados, no mês de novembro, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira (13).
ACESSE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO
Entre os dados levantados, 42,8% dos que responderam aos questionários, gostariam que a prioridade do Ceprol em 2025 fosse a garantia da aposentadoria e combate à Reforma da Previdência; 32,3% tem como opinião de que a prioridade deve ser o reajuste salarial; 15%, melhores condições de trabalho e qualidade no processo de inclusão (como a bidocência); 9,1%, garantia da Lei de Gestão Democrática nas escolas e; 2%, formação docente.
Sobre a atual diretoria do Ceprol, 50,2% considera bom; 27,4% excelente; 12,3% regular; 7% não sei responder; e 3,2% ruim. Já sobre a expectativa para os próximos quatro anos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), 52,6% responderam que não sabem; 17,2% responderam que deve ser ruim; 14,4% bom; 13% regular e 2,8% excelente.
LEIA TAMBÉM: Ceprol Sindicato destaca criação de carta compromisso com a Educação
285 profissionais responderam
A pesquisa ocorreu entre os dias 11 e 15 de novembro. A direção do Ceprol Sindicato encaminhou, via listas de transmissão do Whatsapp para todos os filiados, o link de um formulário on-line com 10 perguntas objetivas obrigatórias e uma pergunta dissertativa de resposta opcional. Dos 1.420 filiados, 285 profissionais da educação municipal de São Leopoldo responderam as questões objetivas, ou seja, 20,07% da categoria.
A questão dissertativa, que era opcional, foi respondida por 127 professores, ou seja, por 8,94% do total dos filiados. O Ceprol decidiu fazer uma pesquisa anônima, sem que se pudesse identificar o autor das respostas – o que garantiu, na opinião da diretoria do sindicato –, a tranquilidade necessária para que a categoria se manifestasse sem nenhum receio de exposição ou futuras retaliações de qualquer natureza.
De acordo com o auditor-fiscal Dão Real Pereira dos Santos, ex-presidente e atual diretor do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, a quem o Ceprol pediu uma análise técnica do levantamento, “trata-se de uma pesquisa altamente qualificada com uma amostragem realmente bastante expressiva do universo total”.
“Me chamou a atenção na pesquisa o alto grau de conhecimento da categoria em relação às ações do sindicato. Isso não é muito comum nos sindicatos de forma geral. As pessoas acabam muitas vezes não acompanhando tudo o que o sindicato vem fazendo”, afirma o auditor fiscal Dão Real.
Confraternização de fim de ano
Nesta sexta-feira (13), a partir das 19 horas, ocorre a festa de confraternização de final do ano Ceprol Sindicato. O evento, uma festa à fantasia, será na Sociedade Recreativa Ipiranga, no bairro Fião.
LEIA TAMBÉM