EDUCAÇÃO

Centro de Eventos pode virar câmpus do IFSul em São Leopoldo

Prefeitura e instituto federal criaram comissão para tratar da instalação da unidade

Publicado em: 16/04/2023 16:39
Última atualização: 04/03/2024 18:01

A Fundação Centro de Eventos (Ceven) de São Leopoldo pode se tornar o câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) no Município. O prefeito Ary Vanazzi ofereceu ao reitor do IFSul, Flávio Luís Barbosa Nunes, o espaço para que a instituição federal se instale e até construa novos prédios ali. O fato ocorreu na sexta-feira, durante a aula inaugural da Formação Inicial Continuada da Educação de Jovens e Adultos (EJA-FIC), quando Prefeitura e instituto assinaram termo para a criação de uma comissão para elaborar o projeto da unidade federal em territória leopoldense.

Assinatura do termo para criar a comissão foi realizada sexta-feira no Centro de Eventos Foto: Thales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo

"Vamos elaborar este projeto de forma conjunta e, nos próximos meses, estarei em Brasília com o presidente Lula para encaminhar a documentação. Esta é uma luta importante e estamos somando esforços para que, muito em breve, tenhamos este grande espaço de educação, tecnologia, aprendizado e cidadania. Nossa cidade precisa de uma escola técnica que traga oportunidade para o futuro dos nossos jovens. Este é o nosso compromisso", disse Vanazzi.

Educação pública

O reitor Nunes ressaltou a importância de mais uma oportunidade para uma educação pública, gratuita e de qualidade. "Onde estamos presentes, nós buscamos fazer a diferença através da oferta da educação profissional e tecnológica, através dos nossos cursos técnicos, ensino superior e de pós-graduação. Educação pública, gratuita e de qualidade, que busca a inclusão e que é referenciada pela própria sociedade. A defesa da educação dá resultados, é isto o que acreditamos. A educação como fator transformador de vidas. Neste sentido é que nos somamos para trazer o campus para São Leopoldo".

O IFSul já mantém no Ceven o Laboratório de Desenvolvimento dos Projetos em parceria com a Secretaria de Educação (Smed). No mês passado, equipe da Prefeitura esteve no Ministério da Educação (MEC) pleiteando a instalação do câmpus. O Município vai ceder a área e o IFSul vai definir nos cursos que serão oferecidos no Ceven, podendo vir a atender 1,5 mil alunos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas