O prefeito Ary Vanazzi informou nesta tarde de domingo (dia 5) que, com a projeção de baixa do Rio dos Sinos (ele estava estabilizado desde a manhã deste domingo em torno de 7,84 metros – às 15 horas ele estava em R$ 7,83m) será possível a retomada parcial do abastecimento de água na cidade.
O abastecimento foi suspenso na cidade desde sexta-feira (dia 3), devido ao nível elevado de água no entorno da Elevatória de Água Bruta do Semae (EAB) que afeta a rede de energia do local.
Segundo Vanazzi, mesmo com a projeção de baixa lenta do rio, foi discutida com os técnicos do Semae uma alternativa que pode possibilitar a retomada de 50% a 60% no abastecimento de água da cidade. “Construímos uma alternativa para que, talvez, amanhã (segunda-feira), mesmo com o rio desta altura, captar alguma água e produzir 50% ou 60% da capacidade que tínhamos antes”.
- Enchentes aumentam risco de leptospirose e acidentes com animais peçonhentos; saiba como se proteger
É bom lembrar que a retomada será parcial e dependerá da reservação e pressão do sistema. Ou seja, a normalização não será imediata, mas de forma gradual em algumas áreas da cidade.
Por isso, segue o alerta da necessidade de racionamento de água enquanto o abastecimento não é retomado.
LEIA TAMBÉM