abc+

SÃO LEOPOLDO

CATÁSTROFE NO RS: Vanazzi fala em possível retomada parcial do abastecimento de água

Em uma live transmitida na Rádio Prefeitura de São Leopoldo na tarde deste domingo, prefeito disse que foi discutida alternativa que traz a possibilidade de retomar 50% a 60% do abastecimento em São Leopoldo

Guilherme Schmidt
Publicado em: 05/05/2024 às 18h:13 Última atualização: 05/05/2024 às 18h:50
Publicidade

 O prefeito Ary Vanazzi informou nesta tarde de domingo (dia 5) que, com a projeção de baixa do Rio dos Sinos (ele estava estabilizado desde a manhã deste domingo em torno de 7,84 metros – às 15 horas ele estava em R$ 7,83m) será possível a retomada parcial do abastecimento de água na cidade.

Imagem da captação de água do Semae, na EAB localizada na Av. Imperatriz Leopoldina, inundada (registro feito no sábado)  | abc+



Imagem da captação de água do Semae, na EAB localizada na Av. Imperatriz Leopoldina, inundada (registro feito no sábado)

Foto: Divulgação/Semae

O abastecimento foi suspenso na cidade desde sexta-feira (dia 3), devido ao nível elevado de água no entorno da Elevatória de Água Bruta do Semae (EAB) que afeta a rede de energia do local.

Segundo Vanazzi, mesmo com a projeção de baixa lenta do rio, foi discutida com os técnicos do Semae uma alternativa que pode possibilitar a retomada de 50% a 60% no abastecimento de água da cidade. “Construímos uma alternativa para que, talvez,  amanhã (segunda-feira), mesmo com o rio desta altura, captar alguma água e produzir 50% ou 60% da capacidade que tínhamos antes”. 

É bom lembrar que a retomada será parcial e dependerá da reservação e pressão do sistema. Ou seja, a normalização não será imediata, mas de forma gradual em algumas áreas da cidade.  

Por isso, segue o alerta da necessidade de racionamento de água enquanto o abastecimento não é retomado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade