SÃO LEOPOLDO
CATÁSTROFE NO RS: Ponte 25 de Julho volta a ser bloqueada horas após liberação no trânsito
Acesso da Ponte 25 de Julho sofre restrição devido à água subindo rapidamente na Avenida Caxias do Sul; acesso à BR-116 junto à Dom João Becker está fechado por questões de segurança
Última atualização: 13/05/2024 18:43
As águas começaram a subir novamente em São Leopoldo, causando novas restrições no trânsito. A Ponte 25 de Julho, que liga o Centro e o bairro Rio dos Sinos, tinha sido liberada na manhã desta segunda-feira (13), mas já à tarde ela voltava a ser interditada.
Apesar do acesso na Avenida João Becker já estar liberado (a via já está "seca" junto à rodoviária - mas a partir da Independência em direção à Mauá ela segue abaixo de água), a Avenida Caxias do Sul foi mais uma vez alagada nesta tarde.
No sentido bairro-BR-116, não há mais como trafegar na Avenida Caxias do Sul. Os veículos acessavam a BR-116 na contramão, na pista que, mesmo já alagada, ainda apresentava condições de tráfego para veículos mais altos (em carros de passeio a água já batia na altura da porta).
Com isso, a Ponte 25 deve ser novamente fechada, pois não há para onde ir após a travessia dela no sentido Centro-bairro.
Acesso à BR-116
Já o acesso do centro de São Leopoldo à BR-116 pela Avenida Dom João Becker, em direção às pontes, foi fechado por questões de segurança no sentido capital-interior. A entrada de veículos na entrada da ponte estava causando problemas, já que o tráfego no local está em meia pista.
Para acessar a fila da BR-116 no sentido capital-interior as alternativas são a Rua Caldre Fião, a Avenida Oitavo BC ou ainda as ruas da Vida e Cristo Rei e a Avenida Unisinos.
Já o tráfego no sentido interior-capital (no caso para quem passa pelo viaduto para acessar a rodovia ou o bairro São Miguel) também está bloqueado, já que a pista da BR-116 já está alagada novamente - ela havia secado no fim de semana, mas voltou a ser inundada com a volta das chuvas.
BR-116 só por rota emergencial
Com a volta das águas à pista central do sentido interior-capital (junto ao bairro leopoldense São Miguel) o trânsito da BR-116 voltou a sofrer desvios entre a Scharlau e a elevada da Avenida João Corrêa (Viaduto Manoel Luiz Nunes), passando pelas pontes do Rio dos Sinos.
Quem transita no sentido interior-capital agora precisa, quando chegar nas pontes do Sinos, acessar a pista contrária (há equipes e sinalização indicando este desvio) e, após a passagem pela ponte, acessar a estrada (rota emergencial) de chão batido construída sobre a pista de asfalto. Os veículos seguem até após a elevada da João Corrêa e, na sequência, seguindo a sinalização, podem voltar à pista do sentido interior-capital.
Já quem trafega no sentido capital-interior deve seguir na pista asfaltada, mas só pela faixa da direita (que fica ao lado do aterramento da estrada emergencial).
A passagem do trecho é lenta, podendo, com tráfego intenso, passar de 40 minutos.