abc+

SÃO LEOPOLDO

Casinhas enxaimel são retiradas da Rua Independência

Seis estruturas estavam instaladas no Centro leopoldense dentro da programação da São Leopoldo Fest

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 09/08/2023 às 16h:35 Última atualização: 18/10/2023 às 16h:14
Publicidade

As seis casinhas enxaimel que funcionaram na Rua Independência durante o mês de julho, foram retiradas da Rua Independência nesta terça-feira (8). Instaladas no início do mês passado, dentro da programação da São Leopoldo Fest, as estruturas foram pontos de comercialização de diversos produtos de entidades benemerentes e da economia solidária do município.

Casinhas foram retiradas da Rua Independência nesta terça-feira (8)



Casinhas foram retiradas da Rua Independência nesta terça-feira (8)

Foto: Airton Kralik/Prefeitura de São Leopoldo

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, fez um balanço desta edição de 2023 e relatou que o sentimento transmitido é de muita satisfação com os ótimos resultados obtidos. “As vendas aumentaram e a aceitação da comunidade foi espetacular, como de praxe. Já estamos ansiosos por 2024 e aproveitamos para agradecer aos lojistas que disponibilizaram energia elétrica e ao Sindimental que patrocinou a reforma das seis casinhas no final de 2022”, completou.

Entidades agradecem

“É sempre uma experiência maravilhosa e gratificante, temos a oportunidade de participarmos a vários anos das festividades e comemoração do aniversário da imigração alemã na nossa cidade”, revelou Delci Mello, integrante do Instituto Lenon, que está há 3 anos está presente nas casinhas vendendo suas tortas, salgados e bebidas.

Cacilda Rodrigues Barcelos esteve presente nas atividades e contou que, a partir da sua participação nas casinhas, recebeu mais convites para estar em outras feiras. Ela diz que está preparada para o próximo ano e estará com ainda mais novidades. “A importância do município dar essa oportunidade para nós da economia solidária e para as entidades é de ter uma renda a mais para equilibrar o orçamento”, declarou.

Margarete Inês Dias da Silva, teve uma ótima experiência. Seus produtos são artesanais como tortas, cucas, pães salgados e pizzas, feitos com ajuda do seu filho e da sua nora. “Foi muito importante o apoio do município e da comunidade, porque através da casinha enxaimel, nós como empreendimento, conseguimos crescer”.

Ajudará muito

A presidente da Associação dos Artesãos da Feitoria, Sueli Angelita da Silva, falou que as avaliações feitas pelos grupos que pertencem à associação foram muito positivas. “Foi muito importante poder contar com o apoio recebido por parte da prefeitura e saber que a comunidade abraça a proposta das casinhas na Independência.”

“Foi de extrema importância, pois, o valor arrecadado irá manter muitas coisas”, o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de São Leopoldo (Aldef), Ademar dos Anjos, reforçou a relevância dessa experiência e do suporte recebido.

A integrante do grupo de Economia Solidária, Lucira Bitencourt, expõe seus produtos desde 2013. “Não tem preço ser reconhecida. Este ano tivemos mais elogios, que nossos produtos estavam muito saborosos”. Com seu principal produto, a pizza caseira, Lucira se sente realizada com os elogios que ganhou e o reconhecimento que vem com o seu trabalho. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade