MÚSICA BRASILEIRA
Cantora de São Leopoldo inicia segunda turnê em Portugal nesta quinta-feira
Artista fará apresentação nesta quinta-feira e no dia 11 de agosto; para 2025, ela planeja lançar seu primeiro disco
Última atualização: 25/07/2024 14:56
A cantora e compositora leopoldense, Silvana Cruz, inicia hoje sua segunda turnê em Portugal. Em sua passagem pelo país europeu, nesta quinta-feira (25), às 21h30, a artista retorna à cidade de Évora, no palco do Armazém 8, onde já esteve se apresentando em 2023.
Dessa vez, ela estará acompanhada do músico carioca Marcus Nabuco, no violão. Ele, que já acompanhou grandes nomes da música popular brasileira, reside em Portugal desde 2019. No show desta noite, música brasileira, com clássicos da bossa nova, do samba, além de autorais. Temas de Tom Jobim e algumas parcerias com Vinicius de Moraes, como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Eu Sei Que Vou Te Amar"; de Cartola, "As Rosas não Falam" e, "Carinhoso", de Pixinguinha, entre outras, farão parte do repertório.
Entre as músicas compostas por Silvana Cruz, "Samba para o Infinito", "Quem dera Você ao meu Lado", "Desce do Salto", e "Évora", uma homenagem da cantora à cidade de Évora.
LEIA TAMBÉM: Grupo Tholl faz apresentação gratuita em São Leopoldo neste domingo; saiba detalhes
Relação com o país
“A primeira vez que fui a Portugal foi em 2019, a passeio, "turistando", mas já sonhando em poder levar o meu trabalho como cantora e compositora aos palcos portugueses. A pandemia veio, tivemos que nos reinventar, mas sem deixar de sonhar. Em julho de 2022, surgiu a oportunidade de me inscrever em um projeto cultural na cidade de Évora, e o meu trabalho musical foi selecionado. Em abril de 2023, apresentei-me no projeto, dentro do Espaço Cultural Armazém 8, ao lado do violonista Miguel Ataíde, com a participação especial do percussionista Ivan Gomes, ambos, também brasileiros, e a receptividade do público foi maravilhosa. Nessa oportunidade, apresentei-me também, no Titanic Sur Mer, em Lisboa, em uma participação especial na Roda de Samba, do grupo Viva o Samba", contou Silvana, que atualmente mora em Sapucaia do Sul.
No domingo, dia 11 de agosto, a cantora também é a convidada especial para uma apresentação no Cascais Jazz Club, na cidade de Cascais – a cerca de 30km de Lisboa.
Projeto autoral para 2025
Na estrada a mais de três décadas, Silvana tem vários prêmios como cantora, dentre eles dois Prêmios Açorianos. Para 2025, a artista planeja lançar o seu primeiro trabalho, também como compositora, que já tem nome, Vou Pra Onde o Samba me Levar, título de uma de suas composições e que dará nome ao seu primeiro disco.
SAIBA MAIS: FÜR IMMER: Terceiro filme da série do Grupo Sinos conta histórias sobre os pioneiros
A princípio, o projeto prevê a gravação de dez músicas, todas compostas pela cantora, e também algumas parcerias como Ao Mestre, um samba em homenagem a Cartola, que une a cantora a três outros compositores, os cariocas, Lúcio Portis e Vaguiner Portis, e o amazonense Railson Valle Manaus. “Canto Música Popular Brasileira, a bossa nova, o samba. Canto as minhas raízes, a minha ancestralidade, da qual tenho muito orgulho”, destacou Silvana.