A Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo recebeu, na segunda-feira (8), cinco kits de suprimentos para atendimento de cães e gatos resgatados da enchente. O material, enviado pelo governo federal, através do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Fiocruz, foi entregue ao Canil Municipal, localizado no Arroio da Manteiga.
Cada kit é composto por testes rápidos para Cinomose em cães e para FIV/FELV em gatos, antiparasitários (vermífugos, antipulgas e carrapaticida), antibióticos, analgésicos, suplementos alimentares, medicamentos para curativos, insumos (esparadrapo, gaze, álcool, soro lactato, soro fisiológico, cateter, seringa, agulha), microchip de identificação e leitor de microchip. Em quantidades totais, com cada kit será possível atender 200 cães e 20 gatos – totalizando 1.100 animais beneficiados no município.
Saúde e bem-estar dos bichinhos
A médica veterinária Thais Calvi Arend, coordenadora do departamento veterinário do Canil Municipal, explica que os kits possibilitam a continuidade no trabalho que vem sendo realizado no abrigo municipal do Big/Carrefour. “Será possível dar suporte e manter o protocolo sanitário dos animais que estão abrigados, além de manter a saúde, conforto e bem-estar”, conta a veterinária.
Além de auxiliar animais em abrigos provisórios, os insumos enviados pelo Ministério do Meio Ambiente reforçarão o controle de zoonoses que podem impactar a saúde humana – inaugurando um novo protocolo para o cuidado com animais vítimas de grandes desastres.
LEIA TAMBÉM