Uma noite de encanto e acolhida com a música clássica, marcou a celebração dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. A Presto Produções e Promoções Artísticas promoveu um grande evento no Santuário Sagrado Coração de Jesus – Santuário Padre Reus, neste sábado (13). O público que lotou o Santuário, assistiu a primeira execução mundial da Canção ao Imigrante, com letra de José Carlos Martins e composição do maestro Vagner Cunha. A obra inédita foi realizada em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult).
A apresentação seguiu com a 9ª Sinfonia de Beethoven, um espetáculo emocionante que reuniu cerca de 200 vozes para entoar o poema de Friedrich Schiller, Ode à Alegria, escrito em 1785 e inserido no quarto movimento da Sinfonia- escrita em 1824. Para execução da obra participaram quatro solistas: a soprano de renome internacional, Carla Maffioletti, a contralto, Carol Braga; tenor, Maicon Cassânego; e baixo, Daniel Germano.
A orquestra reuniu cerca de 60 músicos e a regência foi do maestro João Paulo Sefrin. Para interpretação do coral, participaram o Madrigal Presto, Coral da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
- Aos 90 anos, dona Maria agradeceu ao Padre Reus pela cura; conheça outras histórias de fé
O projeto da Sinfonia foi idealizado ainda em 2023 para integrar a programação do Bicentenário e contou com incentivo da Lei Rouanet. A escolha pela 9ª Sinfonia de Beethoven também homenageia a composição alemã que completa 200 anos em 2024.
Lucia Passos, diretora da Presto Produções e Promoções Artísticas, acolheu os visitantes. “É com o coração cheio de amor que recebemos a todos vocês nesta noite tão especial. ‘Acima das estrelas está Deus’. Esta frase está no poema Ode à Alegria de Friedrich Shiller e ilustra o quanto somos abençoados por estarmos aqui hoje. Tenho certeza que este momento ficará marcado nos nossos corações e mentes. Nosso agradecimento a todos que acreditaram no projeto […]. Este sonho foi idealizado com muito carinho e exigiu esforços que foram divididos com muitas mãos e mentes mostrando que somente a união nos torna fortes”, afirmou.
Ailton Abreu, diretor da Presto, falou sobre a atuação há quase duas décadas com foco na cultura, mencionou os grupos que compõem a Presto, assim como projetos como o MusiCâmara e a capacitação e qualificação de profissionais da música.
O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, saudou os organizadores e aos músicos pelo momento mágico promovido para o espetáculo. Marcel Frison comentou sobre a Canção ao Imigrante e sua mensagem, especialmente neste momento histórico em que São Leopoldo vive, após a calamidade recente.
“Vai nos servir para alegrar os nossos espíritos, para impulsionar os nossos espíritos em nome da superação. Este é o Bicentenário da superação e da solidariedade. Estejamos juntos para reconstruir São Leopoldo, reconstruir o nosso futuro, nos preparar para sermos como sempre fomos ao longo dessa história de 200 anos: um povo que sempre ousou superar, usou inovar, ousou ser solidário, ser parceiro e estar juntos na construção da nossa cidade, da nossa região, do nosso estado e do nosso país”, disse.
O evento contou com a presença do presidente da Comissão Estadual do Bicentenário Rafael Gessinger e diversas autoridades, representantes das entidades e organizações parcerias do espetáculo.
O público estava emocionado com a apresentação. “Estava maravilhoso, assisti pela primeira vez ao concerto”, comentou a moradora da Vila Glória, Luci Santos, que canta no coral do Sesc e Girassol. Ela estava acompanhada da amiga Claudia Marques moradora do bairro Feitoria. Claudia foi uma das vozes do coral que apresentou a Canção ao Imigrante. “Foi um sucesso. Ensaiamos tanto, foi maravilhoso”, comemorou.
Conheça a Canção ao Imigrante
Letra: José Carlos Martins
Compositor: Vagner Cunha
Num inverno diferente
Navegando contra a corrente
Na paisagem do Guarani
A esperança do imigrante
Soldado de uma nova guerra
Na terra que agora é minha
Medo, sonhos, lado a lado
Faço moinho se quero
Farinha.
Trabalhamos com braços
Livres,
Aqui seremos história.
Estimulados pelo passado,
Que o futuro seja a glória.
Estimulados pelo passado,
Construiremos nossa história.
Lembranças do rio do tempo
Construindo o imaginário,
Vamos juntos comemorar
Essa é a marca do nosso
Lugar.
Lembranças do rio do tempo
Construindo o imaginário
Vamos juntos comemorar
Essa é a marca do nosso
Lugar.
Trabalhamos com braços
Livres,
Aqui seremos história
Estimulados pelo passado,
Que o futuro seja a glória.
Estimulados pelo passado,
Construiremos nossa história.
Trabalhamos com braços
Livres
Aqui seremos história.
Estimulados pelo passado
Que o futuro seja glória.
Estimulados pelo passado
Construiremos nossa história.
- Categorias
- Tags