PÓS-CHEIAS

Campanha arrecada mais de 40 mil livros para bibliotecas escolares de São Leopoldo

Nesta semana, projeta-se ainda a chegada de mais 10 mil exemplares que serão destinados aos espaços atingidos

Publicado em: 01/07/2024 16:57
Última atualização: 01/07/2024 16:58

Com o objetivo de recuperar as bibliotecas de escolas que foram destruídas pelas cheias, a campanha A Ponte está arrecadando obras da literatura infantil e juvenil para abastecer esses espaços. Até o momento, mais de 40 mil livros já foram arrecadados e, nesta semana, projeta-se a chegada de mais 10 mil exemplares.

A campanha A Ponte está arrecadando obras da literatura infantil e juvenil para abastecer esses espaços Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

O projeto ocorre em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São Leopoldo com o escritor gaúcho Eliandro Rocha. “Uma ideia de uma pessoa só é apenas uma ideia. A colaboração de quem está doando, o apoio da produtora Luminna e a gestão da Smed e da Escola Zaira tem sido fundamentais no sucesso da proposta. Além de receber os livros, tem todo um processo de triagem e curadoria que é feito com muito cuidado e muito carinho”, diz Eliandro.

Com os alagamentos superando a altura de 2,5 metros em diversas localidades, 16 escolas tiveram suas bibliotecas totalmente destruídas. Além de todo o mobiliário, estima-se que 80 mil livros literários foram perdidos.

Como doar

O ponto de coleta e triagem fica na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zaira Hauschild (avenida São Borja, 2520 – Fazenda São Borja, CEP: 93032-520). Até o dia 12 de julho, as doações podem ser encaminhadas ou entregues pessoalmente na Emef. Empresas, associações e grupos que quiserem colaborar podem se informar pelo (51) 99659.0922, com a titular da Smed, Renata de Matos.

As obras literárias que chegam de doações para São Leopoldo estão vindo de vários estados do Brasil. Até agora, além do Rio Grande do Sul, foram 10 estados participantes, somando mais de 60 municípios. Uma verdadeira ponte de solidariedade construída por muitas mãos.

Programa LeiturAção

Desde 2022, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São Leopoldo, por meio do Programa LeiturAção, realizou inúmeros investimentos visando a melhoria das bibliotecas escolares. Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, criar espaços lúdicos e desenvolver atividades, até o início de 2024 mais de R$ 1 milhão foi destinado a aquisição de acervos literários.

Além disso, cerca de R$ 642 mil foram utilizados para a aquisição de mobiliário, como rolos de tapete de grama sintética, puffs em diversos formatos, almofadas, armários coloridos altos, estantes com prateleiras e estantes infantis com nichos. Essas melhorias transformaram as bibliotecas em ambientes acolhedores e funcionais, propícios ao desenvolvimento educacional dos alunos e fomentando a criatividade e a sensibilidade destes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas