SÃO LEOPOLDO
Caminhões-pipa ficarão à disposição em quatro bairros neste fim de semana de Natal
Iniciativa do Semae visa precaver possíveis desabastecimentos em função do alto consumo nesta época; autarquia também reforça pedido para uso consciente da água
Última atualização: 22/12/2023 16:31
Antevendo a possibilidade de falta d’água neste fim de semana, em função do alto consumo por conta dos festejos natalinos e do calor, o Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae) informou que, neste sábado e domingo, dias 23 e 24 de dezembro, disponibilizará caminhões-pipa, como medida de precaução.
Os veículos estarão nos bairros Vila Nova, Boa Vista, Jardim Luciana e Cohab Duque. A iniciativa é mais uma opção de abastecimento de água tratada para a população. Os bairros escolhidos se caracterizam pela localização nas regiões mais altas e extremidades do município.
No sábado (23), os caminhões atenderão a população entre meio-dia à meia-noite. Já no domingo (24), o atendimento será do meio-dia às 18h.
Preparação e consumo consciente
De acordo com o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, a iniciativa é paliativa, antevendo o padrão de consumo no período. “Nós já sabemos que a época de maior consumo é a véspera de Natal. Isso não significa que vai faltar água na cidade, mas como o consumo é elevado, vamos nos preparar antecipadamente para que o Natal de todos seja de tranquilidade e harmonia”.
O diretor ainda lembra a importância do consumo consciente nesse período, pois o desperdício pode impactar a rede de distribuição de água. Entre as ações evitáveis, lavar carros e calçadas, tomar banho e lavar a louça sem desligar o registro do chuveiro e da torneira, encher piscinas diariamente, são exemplos do que não fazer neste período.
Os caminhões ficarão nas seguintes localidades:
- Vila Nova - Rua Arthur Ebling
- Boa Vista - Rua 32
- Jardim Luciana - Rua Rio Tietê (em frente a Associação de Moradores)
- Cohab Duque - Rua Oásis
Desabastecimento foi registrado em alguns pontos na última semana
Na última semana, em dias de calor intenso, moradores de algumas localidades leopoldenses, como o bairro Campestre/Vila Nova, sofreram com a falta d’água.
De acordo com o Semae, o problema foi causado pela queda de energia na quinta-feira (14) nas unidades de reservação que ficam no bairro Campestre Orpheu. Conforme a autarquia, até que a energia foi restabelecida, os reservatórios secaram.
O mesmo problema teria ocorrido, também, nas unidades de reservação que ficam localizadas na Vila Baum no domingo (17), impactando a Vila Baum, Jardim Luciana e Boa Vista.
Apesar dos problemas, o Semae garantiu que não há risco para racionamento.