A Prefeitura de São Leopoldo emitiu nota de alerta na última sexta-feira (5) informando que, nessa segunda-feira (8), não haverá atendimentos referentes ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O motivo, segundo a Superintendência de Comunicação (Scom), é a manutenção do sistema que ocorre em todo o país desde o sábado (6).
Portanto, embora os cinco CRAS ainda estejam abertos, os atendimentos voltados ao Cadúnico retomam apenas na terça-feira (9), a partir das 8h. No entanto, ainda segundo a prefeitura, é justamente nessa terça que encerra o prazo para que prefeituras lancem no sistema do Governo do Estado os novos cadastros para o Volta Por Cima, voltado para as vítimas da cheia histórica.
Burocracia tem gerado transtornos
O Volta por Cima é um programa voltado a famílias que tenham sido atingidas pela enchente, esteja incluídas no CadÚnico e tenham renda per capta de até R$ 218,00, além de não ter sido beneficiada pelo Pix SOS RS.
Em São Leopoldo, 7.181 pessoas se enquadravam nos critérios deste programa e 5.462 foram pagas até a sexta-feira (5). Porém, a inscrição no CadÚnico tem gerado longas filas em São Leopoldo e até um possível pedido de judicialização de São Leopoldo contra o Estado para garantir que pessoas sejam beneficiadas.
LEIA TAMBÉM