Faltam detalhes para a conclusão total da obra do Complexo Scharlau, que promete acabar com a tranqueira na BR-116 e os problemas de tráfego na RS-240, em São Leopoldo. Mais de 30 homens trabalham de forma intensa, nos últimos dias, para concluir os acabamentos da obra, que deve ser inaugurada ainda no mês de julho, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Na última previsão dada pela autarquia, no final do mês de março, a ideia era de entregar a obra em junho. No entanto, a catástrofe climática que afetou mais de 400 cidades gaúchas, inclusive municípios do Vale do Sinos, atrasou os planos.
Nesta semana, pelo menos quatro equipes trabalhavam de forma concomitante no local, sendo que uma estava focada na aplicação da última camada de asfalto em todos os caminhos do complexo de obras, outra atuava na construção de passeio público no acostamento da alça de saída da RS-240, uma terceira equipe estava empenhada em concluir a instalação de canaletas de drenagem, que irão conduzir a água da chuva para a rede pluvial, e uma última equipe trabalhava na questão paisagística e limpeza do local.
Embora o Dnit não confirme oficialmente, a meta do Consórcio BR-116 Norte é deixar a obra pronta antes do dia 25, quando se cogita sua entrega. Há um fator simbólico nessa data, já que é o dia em que será celebrado o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado para a inauguração da obra.
Inauguração vai ser sem a passarela
A passarela de pedestres, que deve compor a obra no Complexo Scharlau, só será instalada após a inauguração. O encaminhamento da contratação da estrutura foi uma das últimas coisas providenciadas pelo Consórcio BR-116 Norte, responsável pela execução das melhorias na região. Somente no dia 17 de abril foi que uma equipe contratada pelo grupo de empreiteiras realizou a sondagem do solo no local.
Conforme o Dnit, a passarela que será colocada no local é idêntica às estruturas instaladas recentemente ao longo da BR-116 no Vale do Sinos. No Complexo Scharlau, a passagem para pedestres ficará entre a concessionária de veículos e uma empresa que vende equipamentos contra incêndio.
Novas pontes sobre o Rio dos Sinos não ficarão prontas
Embora a conclusão das obras das novas pontes sobre o Rio dos Sinos e da terceira faixa entre São Leopoldo e Novo Hamburgo também tenham sido prometidas para o primeiro semestre, essas melhorias não devem ficar prontas neste mês para serem inauguradas com o Complexo Scharlau.
O superintendente do Dnit do RS, Hiratan Pinheiro da Silva, não consegue prever quando essas obras serão concluídas, embora as intervenções nestas outras duas frentes de trabalho também estejam andando em ritmo acelerado, especialmente junto a alça de acesso ao viaduto da Avenida João Becker (principal acesso a São Leopoldo). “As novas pontes não (devem ficar prontas para o dia 25). Estamos focados no viaduto (da Scharlau)”, avisa.
Em fotos: O que falta fazer para a obra ser concluída
Aplicar a última camada de asfalto em todos os caminhos do complexo de obras.
Finalizar os canteiros centrais e concluir a questão paisagística com o plantio de grama.
Finalizar o sistema de drenagem com a construção de canaleta de concreto para o escoamento da água da chuva para a rede pluvial.
Concluir a construção da mureta de concreto sob o novo viaduto da RS-240 e instalação de guard rail metálico no restante do trecho.
Finalizar a instalação do passeio público no acostamento da pista de saída da RS-240 (imediações do Rissul), sentido BR-116.
LEIA TAMBÉM
Fazer a limpeza de todo o canteiro de obras antes da inauguração oficial do Complexo Scharlau.