Nesta semana, a Prefeitura de São Leopoldo começou a instalar o “Botão do Pânico” nas escolas municipais. Chamado de Botão GCM/Escola, a iniciativa trata-se de um sistema interligado à Guarda Civil Municipal (GCM). Ao ser ativado, ele dispara um alerta emergencial e, assim, as equipes de segurança mais próximas, instantaneamente, são acionadas e encaminhadas ao local.
O botão ficará em espaço de fácil acesso para professores e funcionários das escolas e só deve ser utilizado em casos de ataque e de graves ameaças contra a comunidade escolar. Por ser um sistema rápido, todas as forças de segurança no entorno da unidade (guarda, polícia militar e civil) são enviadas. O sistema é integrado aos alarmes que as escolas já possuem, também monitorados pela GCM.
A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Giselda Matheus, falou sobre a importância da Central de Comando e Monitoramento (Cecom) para o funcionamento dessa medida. “Cada um de nossos agentes trabalha com um rádio comunicador que possui um recurso para casos que necessitem de apoio urgente. Quando acionado, um alerta é emitido no Cecom e prontamente uma equipe é destinada ao local. Conseguimos implementar o Alerta GCM rapidamente, justamente por já termos essa ferramenta, que tem o mesmo método de funcionamento”, explicou.
Investimento de R$ 25 mil
De acordo com o diretor de planejamento da GCM, Wagner Pires, todas as escolas municipais terão a nova ferramenta. “Nossa previsão é de que até o fim da próxima semana tenhamos todas as escolas municipais com o aplicativo já instalado”. É uma forma eficiente de mantermos um contato direto com as escolas e tranquilizarmos os pais, alunos e funcionários. Tenho certeza que esse investimento significará um grande avanço para a nossa segurança”, destacou.
No total, a prefeitura leopoldense está investindo cerca de R$ 25 mil na implementação da nova tecnologia, com recursos da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Até o momento, o sistema já foi instalado em 20 escolas.
LEIA TAMBÉM