A Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos (AEA Sinos), que completou 45 anos no dia 14 de março, foi homenageada, na noite de sexta-feira (15), em sessão especial na Câmara de Vereadores de São Leopoldo.
A AEA Sinos recebeu placa comemorativa do Legislativo e também entregou certificados aos ex-presidentes em reconhecimento ao trabalho desempenhado para tornar forte e consolidada a associação nestas mais de quatro décadas.
Desde sua fundação, a AEA Sinos mantém como premissa a valorização e defesa dos interesses dos profissionais das Engenharias e da Arquitetura. “Estamos extremamente orgulhosos de alcançar esse marco, refletindo sobre os nossos feitos desde o início e olhando para o futuro com entusiasmo”, frisou o presidente da AEA Sinos, Carlos Germano Weinmann. E acrescentou: “Queremos uma associação cada vez mais forte na valorização dos nossos profissionais e na defesa da sociedade.”
Na sessão solene especial, proposta pelo vereador Jéferson Falcão (MDB), coube ao presidente Weinmann resgatar a história da AEA Sinos, história da qual ele fez parte desde os primeiros passos para a criação da associação. “Há 45 anos, fomos instigados pelo engenheiro civil Guilherme João Koch a organizarmos uma associação com o propósito de dar visibilidade às nossas profissões e fortalecer nossa classe no Município”, citou.
Na cerimônia foram entregues os certificados aos ex-presidentes e uma placa de homenagem para a esposa Zélia e a filha Simone do engenheiro Roland Germano Löw, primeiro presidente da AEA Sinos.
Participação em conselhos
A AEA Sinos participa de vários conselhos municipais, como o Conselho Municipal do Plano Diretor, Conselho Municipal de Saneamento, Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural, Conselho Deliberativo de Semae, Comitesinos (como membro associado) e do Conselho do Crea-RS.
Além dos representantes da atual diretoria, a sessão especial contou com a participação da presidente do Crea-RS, a engenheira ambiental Nanci Walter; o vice-presidente do CAU-RS, o arquiteto e urbanista Fausto Steffen; presidentes de Associações de Engenheiros e Arquitetos de Novo Hamburgo, Canoas e Sapucaia/Esteio, os inspetores-chefes do Crea, Luiz Carlos Tomedi e Maria Eugênia Cardoso; a vice-presidente de Serviços da Acist São Leopoldo, Rita Pavoni, a engenheira civil Patrícia Guidali, representando o Sinduscom Vale, empresários, engenheiros e arquitetos e comunidade.
A criação da associação em 1979
Em 14 de março de 1979, 18 profissionais se reuniram na então Cantina Capri e deram início ao projeto de criação de uma entidade de classe para congregar os engenheiros e arquitetos inscritos na 8ª Região do Crea e atuantes do município, estimular o espírito de classe e defender seus interesses, além de promover congressos, seminários, exposições, publicações e toda atividade cultural relacionada à engenharia e arquitetura.
Três objetivos distintos que forjaram o Estatuto da AEA Sinos e que são seguidos à risca até hoje.
Ainda conforme Weinmann, em 6 de junho daquele mesmo ano, reunidos na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil, foi eleita a 1ª diretoria da associação, na qual assumiu ele como vice-presidente ao lado do presidente, o engenheiro mecânico e eletricista, Ronald Germano Löw.
LEIA TAMBÉM