Foi assinada, nesta quinta-feira (4), a ordem de início para a construção de uma nova Escola de Educação Infantil pelo PAC II, no bairro São Miguel, e das obras de infraestrutura nos Loteamento Manteiga II e Cerquinha, pelo FGTS Pro Moradia. O ato de assinatura ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.
“São dois projetos que se relacionam diretamente com os direitos humanos, direito fundamental de moradia e direito a uma educação pública e de qualidade”, disse a secretária municipal de Educação (Smed), Renata de Matos, sobre os investimentos.
A titular da Smed lembra que o projeto estava em curso desde 2011, e vinha atender uma demanda da Região Oeste, mas foi interrompida com a mudança de governos municipal e federal. “Esta obra é de fundamental importância para pensar de que forma se construiu a política pública de educação nos últimos anos, em especial nos governos que estiveram afrente do país naquele período”, concluindo que “sem ampliação de moradias populares, a gente não se desenvolve enquanto sociedade, no princípio elementar da cidadania que é ter moradia, ter alimentação, ter escola de qualidade”.
O prefeito Vanazzi revelou que estava profundamente emocionado ao ver o retorno das crianças às escolas depois da enchente. “O clima que se cria de energia positiva, de carinho, de solidariedade nos fortalece para reconstruir a cidade”, disse. “Nessa tragédia que estamos vivendo, estamos assinando duas ordens de início aqui que significam R$ 20 milhões de investimento”, destacou o prefeito.
LEIA TAMBÉM