SÃO LEOPOLDO
Arraial da adoção buscará novos lares para 400 animais resgatados da enchente
Iniciativa ocorre nesta sexta e sábado no Abrigo Municipal do Big/Carrefour, das 11 às 19 horas
Última atualização: 27/06/2024 17:28
Vai ser em ritmo de festa junina que os cerca de 400 animais acolhidos no Abrigo Municipal, montado no prédio do antigo Big/Carrefour, terão a chande de um novo lar.
Nesta sexta-feira (28) e sábado (29), a Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), em parceria com a Central Animal Pet e apoio dos voluntários, realizará o Arraial da Adoção, a fim de promover o encontro de cães e gatos, vítimas da enchente, com suas novas famílias.
O evento ocorrerá no próprio abrigo, que fica na Avenida Imperatriz, nº 45, das 11 às 19 horas, com direito a decoração especial e às barraquinhas do lambeijo, da mordida de amor e pescaria.
Visibilidade
Desde 21 de junho, todos os animais acolhidos pelo abrigo estão disponíveis para adoção definitiva, encerrando o prazo para que tutores ainda fizessem o reconhecimento de algum pet.
“A gente precisa dar visibilidade pra esses animais. O tempo que os tutores tinham pra buscar eles encerrou, então, agora é uma parte de adoção mesmo, de dar a chance pra esses animais que estão aqui acharem um novo lar, um novo dono que possa cuidar, dar carinho e o amor que eles precisam”, disse a titular da Sempa, Thais Calvi Arend.
Castrações
A Sempa oferece aos adotantes ração, cama, cobertas, potes e medicações, caso necessárias, para promover o bem-estar dos animais e facilitar o processo de adoção.
Além disso, todos os animais do abrigo têm a castração garantida pela secretaria, que agenda o procedimento logo após a adoção. E, os pets também já estão microchipados. Mesmo assim, a Sempa pondera que é recomendado usar coleira com identificação e telefone dos novos tutores, para facilitar a localização do animal em caso de fuga.
Em razão da festa junina, o espaço de adoção deste sábado, excepcionalmente, não ocorrerá na Central Animal Pet.
Divulgação
A secretária destacou que o abrigo vai seguir funcionando por tempo indeterminado, mas que a intenção é oportunizar novas famílias aos animais, porque, apesar de todo cuidado no local, a experiência é estressante pra eles. “Nossa principal função aqui dentro é garantir o conforto e bem-estar deles, posterior a tragédia que eles já viveram na enchente”, lembrou Thais.
Além das feiras de adoção e de ir ao abrigo, interessados também podem visualizar os animais que estão do local pelas redes sociais: @abrigobigcarrefour (do abrigo), @sempa_saoleo (da Sempa) e @prefasaoleo (da Prefeitura de São Leopoldo). Além disso, perfis de voluntários e influenciadores divulgam os bichinhos.
Voluntários e doações são bem-vindos
Uma das necessidades do abrigo, segue sendo o auxílio de voluntários, que acabou caindo nos últimos tempos, com a volta à rotina. “A gente precisa, principalmente, na hora da alimentação, às 9h e 20h, pois demanda muito serviço”, disse Thais, agradecendo a todos os que já auxiliaram no local desde o início.
Além dos voluntários, o abrigo conta com 25 pessoas na equipe de limpeza, 20 pessoas contratadas pra auxiliar veterinários, nas áreas administrativas, de almoxarifado, entre outros e 6 veterinários. Todos divididos em turnos.
As doações ao abrigo também são importantes, como de ração e cobertas. “Porque também disponibilizamos esse insumos para as pessoas que estão precisando para seus animaizinhos”, reforçou a secretária.
Charlie ganhou uma nova família
Na última semana, Paulo Dagostin, 65 anos, e o filho Artur, 14, foram ao abrigo para adotar um novo amigo. Morador do bairro Cristo Rei, Paulo conta que desde que o filho nasceu tinha vontade de dar um cachorro a ele, mas antes a função de trabalho e viagem os impedia de cuidar da melhor forma.
“Agora, com essa questão dos alagamentos, muitos cães ficaram sem lar e resolvemos pegar um para dar uma nova casa. Achamos esse aqui, que tem mais a cara da gente”, brincou o pai. “O nome vai ser Charlie, achamos a cara dele”, comentou Artur, levando o cãozinho pra casa.