SÃO LEOPOLDO
Apresentações de dança marcam o primeiro dia do 6º Festival Estudantil de Artes
Até o próximo sábado, evento traz muita arte e cultura por meio de alunos da rede municipal; confira as ações que estão na agenda
Última atualização: 22/11/2023 10:30
Passos de dança, figurinos diferenciados, coreografias empolgantes, temáticas e até com elementos cenográficos. O primeiro dia do 6º Festival Estudantil de Artes teve a Dança como destaque e mostrou criatividade, dedicação e alegria dos alunos da rede municipal que participaram e puderam assistir as apresentações dos colegas, no palco do Teatro Municipal leopoldense.
O Festival é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e a Sesc São Leopoldo. Nesta terça-feira (21), 38 apresentações marcaram o dia focado na Dança no festival.
Mostra do trabalho
Assessora de Artes da Smed e coordenadora do Festival, Andréa Rodrigues destacou que o evento não se trata de competição, mas de uma mostra do trabalho realizado nas escolas, pelos professores de Artes, Dança, do Mais Educa, e outros educadores. Ela também ponderou que o festival tem temas sugeridos, mas que os estudantes podem trabalhar outros assuntos. “O nosso ano letivo está pautado na educação antirracista, na educação inclusiva e nas tecnologias. Então, a gente orienta que eles trabalhem essas temáticas, mas deixa também a liberdade para que eles possam definir o que querem trabalhar”, disse.
“A ideia não é fazer uma peça, uma coreografia, uma apresentação para o festival. O festival é, na verdade, um compilado de tudo que é feito durante o ano. Essa é a ideia: presenciar aqui o que está sendo feito nas escolas durante o ano”, concluiu a coordenadora.
Danças de todos os estilos, formas e para todos os gostos
Nas apresentações, danças contemporâneas, folclóricas, populares, de artistas internacionais, entre tantas outras, que arrancaram muitos aplausos e gritos eufóricos do público.
Professora de Dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Barão do Rio Branco, Tamara Bruhn levou ao festival um dos maiores grupos que se apresentou ontem, com 34 alunos de 5º a 9º ano da instituição. “Procuramos fazer uma apresentação que envolvesse músicas mais conhecidas dos anos 2000. Quis mostrar pra eles como funciona mais ou menos um espetáculo, trazendo um pedaço de um cenário para que eles conseguissem se conectar e entender”, comentou, citando o “carrinho” que levaram para o show.
“Eles já se apresentaram neste festival ano passado, quando foi a primeira vez deles num palco e estavam esperando por isso há um tempo já. Eles são muito parceiros um dos outros, marcam até fora da escola para ensaiarem”, ressaltou.
Elogios de estudantes e pais
Aluna do 6º ano da Emef Barão do Rio Branco, Izadora dos Santos Apollo, 12 anos, foi uma das que participou da apresentação junto com o grupo da escola. Ela conta que começou na oficina de dança da escola em outubro do ano passado e se apresentou pela primeira vez já em novembro de 2022. “O ano passado era novidade, esse ano já estava mais acostumada. Costumo ensaiar bastante”. Ela também elogiou o fato de oficinas de artes como a dança serem oferecidas nas escolas. “Acho bem legal, porque tem pessoas que não tem condições de pagar para fazer dança”, justificou.
Um dos shows que chamou a atenção foi a da música Beat it, de Michael Jackson, feita por alunos da Emef Paulo Couto. O aluno do 8º ano, Godson Myrthil, 14 anos, representou o “Rei do Pop” na apresentação. “A ideia foi da professora que nos dá aula de dança. Gosto de dançar e sei alguns passos do Michael”.
A atração também foi acompanhada por educadores e pais de alunos, que prestigiaram o evento e aplaudiram muito os participantes. Mãe da aluna da Emef Maria Edila, Rihana, de 13 anos, Márcia Silva Marques, 42, estava na primeira fila acompanhando a atividade. “Estou achando tudo maravilhoso. Está tudo lindo!”.
Próximas atividades
O 6º Festival Estudantil de Artes segue até sábado (25), com apresentações artísticas no Teatro Municipal e exposições de Artes Visuais na Galeria Liana Brandão. As áreas artísticas definidas para a realização do evento são: música, teatro, dança, artes visuais, bandas marciais e fanfarras.
Hoje, no dia focado à Música, o Teatro recebe 25 apresentações à tarde. Nesta quinta-feira (23), também à tarde, no dia do Teatro, serão mais cinco encenações. No sábado, o evento encerra com um Festival de Bandas, com a participação de 17 corporações de escolas municipais.