Acessibilidade e saúde
Após um mês, elevador do Centro Capilé, de São Leopoldo, é consertado
Pacientes reclamavam devido a exames reagendados de última hora por não ter como se deslocar até o andar correto
Última atualização: 31/10/2023 16:48
Após um mês de espera e reclamações da comunidade, o elevador do Centro Médico Capilé foi consertado na tarde desta segunda-feira (30) e já está em operação. Os pacientes queixavam-se de terem seus exames reagendados de última hora devido à falta de acessibilidade que os impedia de acessar o andar que possuía os equipamentos necessários.
Uma delas havia sido a afiadora de ferramentas aposentada Lucia Fatima Schneider dos Santos, de 63 anos, que faria uma mamografia de rotina na última sexta-feira (27). "Eu tenho artrite reumatóide em uma perna e sequela de um AVC na outra, por isso, preciso da bengala para caminhar e não posso usar a escada, pois sinto muita dor", disse.
Centro Médico Capilé será substituído por novo complexo
Previsto para o final de 2024, o Centro Médico Capilé será substituído pelo novo Centro de Especialidades Multiprofissional Bicentenário – Complexo Hospital Centenário. A obra faz parte do programa Nova Saúde São Léo e conta com um aporte de R$19 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal.
Na apresentação do projeto de execução, que ocorreu em setembro desse ano, a gestão municipal, informou que o município gasta mais de R$ 500 mil por ano somente com aluguel do prédio do Centro Médico Capilé. Além disso, a gestão também alegou que o espaço atual não é projetado para atendimentos médicos.