Após dias seguidos de elevação e de chegar a marca de 5,32 metros neste sábado (30), o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo estabilizou: às 11h de domingo (1º), o rio estava em 5,29 metros – 2,79m acima do nível normal. A medição é verificada na régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), instalada na Rua da Praia. Com o leve declínio, a Defesa Civil Municipal acredita que o volume se mantenha estável e nos próximos dias ocorra queda mais significativa.
A água segue cobrindo alguns pontos da Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e na Rua das Camélias, no bairro Pinheiro. Conforme disposto no Plano de Contingência municipal e considerando que o rio se encontra alto, se mantém o status de Alarme para inundação em primeiro momento nas ruas da Praia e das Camélias.
Emergência
Em caso de emergência, o contato com a Defesa Civil pode ser realizado através dos telefones: (51) 99117-8291, (51) 98924-7852 ou 2200-0633 (este, em horário comercial). As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão caso a situação evolua.
Nível do Sinos na bacia
Campo Bom – 7,21m (10h) – em declínio
Novo Hamburgo – 6,91m (11h) – em declínio
Esteio – 3,35m (9h) – em elevação
Taquara – em declínio
Previsão do tempo
Neste domingo (1º), uma massa de ar seco e frio chega ao Rio Grande do Sul, resultando em tempo estável na maioria das regiões. Nas regiões do Nordeste e Leste, ainda há condições para chuviscos ou chuva fraca durante a parte da manhã. As temperaturas máximas ficam em torno dos 21 e 27°C em todo o território gaúcho.
Na segunda-feira (2), a massa de ar seco continuará predominando, mantendo o tempo firme em todo o Estado, com as temperaturas subindo mais em comparação com os dias anteriores.
Na terça-feira (3), as instabilidades retornam sobre a Campanha, Centro, Norte e Noroeste com temporais pontuais, eventual queda de granizo e rajadas de vento. Os acumulados pontuais devem variar entre 30 e 40 mm/dia.
A tendência é que as instabilidades continuem atuando sobre todo o território gaúcho ao longo da quarta-feira (4).
LEIA TAMBÉM