abc+

SÃO LEOPOLDO

Após atingir 5,32 metros, Rio dos Sinos estabiliza e apresenta lento declínio

Defesa Civil municipal acredita que nível deve seguir baixando nos próximos dias

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 01/10/2023 às 14h:00 Última atualização: 18/10/2023 às 20h:29
Publicidade

Após dias seguidos de elevação e de chegar a marca de 5,32 metros neste sábado (30), o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo estabilizou: às 11h de domingo (1º), o rio estava em 5,29 metros – 2,79m acima do nível normal. A medição é verificada na régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), instalada na Rua da Praia. Com o leve declínio, a Defesa Civil Municipal acredita que o volume se mantenha estável e nos próximos dias ocorra queda mais significativa.

Nível do Rio dos Sinos está em 5,29 metros na Rua da Praia



Nível do Rio dos Sinos está em 5,29 metros na Rua da Praia

Foto: Divulgação/Defesa Civil São Leopoldo

A água segue cobrindo alguns pontos da Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e na Rua das Camélias, no bairro Pinheiro. Conforme disposto no Plano de Contingência municipal e considerando que o rio se encontra alto, se mantém o status de Alarme para inundação em primeiro momento nas ruas da Praia e das Camélias.

Emergência

Em caso de emergência, o contato com a Defesa Civil pode ser realizado através dos telefones: (51) 99117-8291, (51) 98924-7852 ou 2200-0633 (este, em horário comercial). As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão caso a situação evolua.

Nível do Sinos na bacia

Campo Bom – 7,21m (10h) – em declínio
Novo Hamburgo – 6,91m (11h) – em declínio
Esteio – 3,35m (9h) – em elevação
Taquara – em declínio

Previsão do tempo

Neste domingo (1º), uma massa de ar seco e frio chega ao Rio Grande do Sul, resultando em tempo estável na maioria das regiões. Nas regiões do Nordeste e Leste, ainda há condições para chuviscos ou chuva fraca durante a parte da manhã. As temperaturas máximas ficam em torno dos 21 e 27°C em todo o território gaúcho.

Na segunda-feira (2), a massa de ar seco continuará predominando, mantendo o tempo firme em todo o Estado, com as temperaturas subindo mais em comparação com os dias anteriores.

Na terça-feira (3), as instabilidades retornam sobre a Campanha, Centro, Norte e Noroeste com temporais pontuais, eventual queda de granizo e rajadas de vento. Os acumulados pontuais devem variar entre 30 e 40 mm/dia.

A tendência é que as instabilidades continuem atuando sobre todo o território gaúcho ao longo da quarta-feira (4).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade