DIA HISTÓRICO

Aplicação da vacina contra a Covid-19 completa 2 anos em São Leopoldo

Início foi em 19 de janeiro de 2021, quando cinco profissionais de saúde do Hospital Centenário receberam as primeiras doses. Atualmente, procura é baixa e sobram vacinas. Veja onde se vacinar

Publicado em: 19/01/2023 18:38
Última atualização: 18/01/2024 10:04

Há exatos 2 anos, no dia 19 de janeiro de 2021, iniciava a vacinação contra a Covid-19 em São Leopoldo, marcando a data para sempre na história. A tão aguardada vacina foi retirada em Porto Alegre e chegou na Vigilância em Saúde escoltada pela Guarda Civil Municipal.

Cinco profissionais do Hospital Centenário foram os primeiros a receberem a vacina contra Covid-19 em São Leopoldo Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/GES

Por conta do baixo número de doses na época, foram priorizados inicialmente servidores ligados à saúde. Em São Leopoldo, cinco profissionais foram contemplados no primeiro dia: o médico infectologista Breno Milman, o enfermeiro Daniel Gustavo Lauermann, o técnico em enfermagem Dorival de Lima Ramires, a higienizadora Fernanda Silva Santos e a fisioterapeuta Letícia Möller Storck. Todos vinculados então à área Covid-19 do Hospital Centenário.

“Dia que entrou para história profissional e pessoal”

A coordenadora de Imunizações Karen Carvalho, que fez parte de todo o processo, recorda a data com orgulho. “Foi um dia que entrou para história profissional e pessoal. Vejo que nesses 2 anos aprendemos muita coisa, adquirimos mais conhecimento sobre eficácia e reação. Tínhamos meia dúzia de doses para administrar e uma histeria pela aplicação. Hoje, estamos quase correndo atrás das pessoas”, observa.

Pandemia não acabou

Sobre a baixa atual na procura, Karen faz um alerta. “A pandemia não acabou. Em dezembro do ano passado tivemos novo aumento de óbitos. No início, chegou a ser motivo de conflito a luta pelas doses. Hoje, temos vacina que estão sobrando em alguns casos, como, por exemplo, da terceira e da quarta dose, principalmente entre os jovens”. De acordo com o vacinômetro da Prefeitura, 81,51% da população tomou a primeira dose e apenas 16,12% fizeram a quarta.

Comemoração

No entanto, há motivos de comemoração com a queda nos números de óbitos e internações verificados após a implantação das vacinas. “É importante celebrar esses últimos 2 anos para trazer consciência às pessoas de que só estamos aqui por causa da vacina. Conseguimos descentralizar o acesso para as unidades básicas de saúde (UBS). Aguardamos agora a vacina bivalente, que junta as cepas e que traz a perspectiva de ser feita anualmente, dentro do calendário do Ministério da Saúde”, destacou.

O prefeito Ary Vanazzi entende o período como um processo de amadurecimento e afirmação das políticas públicas de saúde. “Hoje somos todos vitoriosos. Após 2 anos temos uma cidade que voltou a crescer economicamente e consegue se relacionar por conta da nossa luta intensa pelas vacinas e na defesa da ciência. Parabenizo todos que acreditaram e me solidarizo com todos que perderam a vida”, ressaltou.

Atualmente, vacinação tem baixa procura no município Foto: Divulgação

Onde se vacinar

Atualmente, São Leopoldo disponibiliza as doses da vacina contra Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Cohab Feitoria, Cohab Duque, Paim, Campestre, Materno Infantil, Padre Orestes, Vila Brás, Vicentina, Santa Marta, Campina, Rio Branco, Santo André, Scharlau, Trensurb, Madezatti, Imigrante, Parque Mauá, Pinheiro, Rio dos Sinos, São Cristóvão, Santos Dumont e Centro do Idoso.

Estão disponíveis a primeira, segunda, terceira e quarta doses do imunizante para pessoas acima de 18 anos e a quinta dose, para pessoas com comorbidades, também maiores de 18 anos.

Nesta sexta-feira (20), a UBS Materno Infantil terá todas as vacinas infantis e também a vacina adulta. As UBSs Padre Orestes e Vicentina também aplicam a vacina Baby de segunda a sexta-feira.

O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta. Com exceção da UBS Vicentina que funciona até as 18h30. É obrigatório o uso de máscaras dentro das UBS.

A Unidade Básica Campina estará fechada por conta de reformas no local, os atendimentos serão redirecionados para a UBS Scharlau.

Unidade Móvel em frente ao Santuário

Nesta sexta-feira (20), a Unidade Móvel estará em frente ao Santuário do Padre Réus, no turno da manhã, das 9h às 11h30, e à tarde, das 13h30 à 16h30, oferecendo vacinas contra Covid-19 para pessoas acima de 12 anos.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas