SÃO LEOPOLDO

Aplicação da quinta dose da vacina contra Covid começa nesta terça para imunossuprimidos

São Leopoldo inicia vacinação em maiores de 18 anos, com comorbidades; UBSs com salas de vacina disponibilizam o imunizante

Publicado em: 16/01/2023 18:25
Última atualização: 18/01/2024 11:18

A secretária municipal de Saúde (Semsad) de São Leopoldo, Paula Silva, anunciou que a partir desta terça-feira (17), pessoas maiores de 18 anos, com comorbidades, podem receber a quinta dose da vacina contra a Covid-19.

Quinta dose estará disponível para imunossuprimidos acima de 18 anos a partir desta terça-feira Foto: Divulgação/Prefeitura São Leopoldo

“Levando em consideração, a eficácia das vacinas que demonstram uma diminuição de novos casos, a partir de terça-feira, dia 17 de janeiro, começará a ser aplicada a quinta dose contra a Covid-19, em pessoas acima de 18 anos com imunossupressão. Peço para que as pessoas continuem buscando as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde com o intuito de completar os esquemas vacinais contra a Covid, já que estamos em épocas de festas além de uma nova variante”, declarou a titular da Semsad.

Para receber a quinta dose, é necessário ter completado intervalo de quatro meses para a quarta dose. Além disso, os imunossuprimidos devem comprovar as doenças através de laudos.

Imunossupressão

Conforme a Prefeitura de São Leopoldo, são consideradas imunossuprimidas, pessoas com imunodeficiência primária grave; quimioterapia; transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); que façam uso de drogas imunossupressoras; pessoas com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Onde se vacinar

No total, 21 unidades de saúde disponibilizam a vacina para todos os maiores de 18 anos – imunossuprimidos ou não – que buscarem a imunização. São elas: UBSs Cohab Feitoria, Cohab Duque, Paim, Campestre, Materno Infantil, Padre Orestes, Vila Brás, Vicentina, Santa Marta, Rio Branco, Santo André, Scharlau, Trensurb, Madezatti, Imigrante, Parque Mauá, Pinheiro, Rio dos Sinos, São Cristóvão, Santos Dumont; e o Centro do Idoso.

O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Com exceção da UBS Vicentina, que funciona até as 18h30. A UBS Campina está fechada por conta de reformas, por isso, os atendimentos são redirecionados para a UBS Scharlau.

As unidades básicas do Materno Infantil e Padre Orestes fazem reuniões às terças-feiras, por esse motivo, a partir das 15h, elas não fornecem atendimento.

Dentro de todas as unidades de saúde do município, é obrigatório o uso de máscara.

Vacinação Infantil

A vacinação para a faixa etária dos 6 meses aos 12 anos de idade é aplicada na UBS Materno Infantil, de segunda a sexta-feira. Além disso, as UBSs Padre Orestes e Vicentina aplicam a vacina Baby, também de segunda a sexta.

A Pfizer Baby é aplicada em crianças a partir dos 6 meses até crianças de 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. As crianças que iniciaram a vacinação em novembro e início de dezembro do ano passado já podem receber o reforço.

A Coronavac/Butantan é aplicada em crianças a partir de três anos e a Pfizer Pediátrica, em crianças a partir dos 5 anos. O horário de funcionamento do Materno Infantil vai das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Para receber a dose, é preciso levar documento com foto e carteirinha de vacinação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas