O município de São Leopoldo, um dos cinco gaúchos contemplados com um câmpus do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul) pelo governo federal, já sabe onde será instalado a sua escola técnica. Conforme a prefeitura leopoldense, a estrutura ficará na área do Centro de Eventos, onde atualmente quatro cursos da instituição já são oferecidos a alunos de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O prefeito Ary Vanazzi esteve presente na cerimônia de anúncio de 100 novos câmpus dos institutos federais, que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, na manhã desta terça-feira (12), e contou com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.
Vanazzi foi acompanhado do secretário municipal de Educação (Smed), professor Ricardo Luz, e da assessora de Relações Intersetoriais, Renata Matos, que também é a coordenadora o eixo educação dentro da Câmara Temática da Indústria, uma das entidades que atuou na conquista da escola técnica para São Leopoldo. O Rio Grande do Sul teve outros quatro municípios beneficiados: Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, Porto Alegre e Gramado.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO
Projeto será elaborado
Conforme a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo (Scom), a prefeitura deve elaborar um Projeto de Lei, que deve passar pela aprovação da Câmara de Vereadores, a fim de destinar a área do futuro câmpus da escola técnica, no Centro de Eventos, para o governo federal. Também serão realizadas audiências públicas para definir quais cursos serão ofertados pelo IFSul.
“Vitória de todos nós”, diz prefeito
“É uma grande alegria, uma grande vitória do nosso governo, do Nelson Spolaor, que é nosso secretário Geral de Governo, que articulou a Câmara Temática que ajudou a construir essa conquista. A sociedade se mobilizou: os empresários, estudantes, universidades, a nossa rede municipal de ensino e privadas. Essa vitória é uma vitória de todos nós. Agora nos próximos dias vamos anunciar um calendário de audiências públicas para definir quais serão os cursos adotados pelo IFSul”, afirmou o prefeito Vanazzi.
Mobilização
A conquista de São Leopoldo partiu de uma mobilização articulada pelo prefeito Vanazzi, secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, e pelo reitor do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul), Flávio Luís Barbosa Nunes, em abril de 2023, quando da assinatura de criação da comissão para implantação do IFSul em São Leopoldo, com apoio da Câmara de Vereadores; 14º Núcleo de Professores do Estado do RS (Cpers); Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses (Ceprol); Câmara Temática da Indústria; Rede Humano e do Conselho Municipal de Educação (CME).
Em setembro foi realizada uma audiência pública em São Leopoldo com as entidades e sindicatos, professores da rede pública e privada, estudantes e comunidade em geral. Também houve abaixo-assinado presencial e on-line da comunidade leopoldense.
LEIA TAMBÉM