A ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Girassol, na Vila Brás, no bairro Santos Dumont, tem investimento de cerca de R$ 6 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de São Leopoldo.
A Girassol faz parte do grupo de escolas prioritárias da Secretaria Municipal de Educação (Smed), atendendo 166 crianças em turno integral. Com a construção da nova edificação, a capacidade de atendimento será ampliada para 250 crianças por turno. Na terça-feira (31), o prefeito Ary Vanazzi esteve na obra.
O novo prédio terá 1.725,72 metros quadrados de área, se tornando a maior Emei do Município. Além disso, serão construídos espaços de aprendizagem e lazer como salas de atividades, áreas de repouso, áreas de higienização, sanitários para uso infantil, solários, áreas de recreação (coberta/descoberta), refeitório; espaços de administração como recepção, secretaria, direção, sala de reuniões, nutrição, portaria, sanitários, depósito material limpeza, sala de amamentação e atendimentos; e espaços de apoio como cozinha, despensa, lactário, lavanderia, rouparia, almoxarifado, sanitários e vestiários. A empresa responsável é a Versalhes Incorporação e Construção Ltda e o prazo de execução da obra é de 18 meses.
“É uma das obras mais bonitas que estamos realizando, talvez a mais importante destes últimos quatro anos de mandato”, disse Vanazzi. “É uma escola moderna, que vai trazer mais dignidade para a educação, pais, mães e crianças desta comunidade. Com a conclusão da creche vamos qualificar a rede municipal aqui, pois nós construímos duas escolas, a Chico e a Padre Orestes e ampliamos a João Goulart que atendem as séries iniciais do ensino fundamental.”
Cronograma para qualificar
Conforme a supervisora da Emei, Gabriele da Fonseca Basso, a expectativa é grande. “Vai ser uma mudança bem profunda, pois vamos deixar o antigo prédio que faz parte da memória afetiva de cada criança. Até já estamos trabalhando com elas essa transição. É um momento muito especial.”
O titular da Smed, Ricardo da Luz, enfatizou o cronograma elaborado pela secretaria para qualificar a estrutura das escolas da rede municipal de ensino. “Tivemos muitas obras de ampliação e de construção de quadras poliesportivas. Esta é a última grande obra desse planejamento. O antigo prédio foi feito em outra época e agora as necessidades das crianças são outras. Essa comunidade merece este investimento que vai permitir aumentar o número de vagas.”
Acompanharam a vistoria o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor; a secretária de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Giselda Matheus, e o superintendente de Revitalização Urbana, Claudemir Schutze.
LEIA TAMBÉM