abc+

CATÁSTROFE NO RS

Ainda são 1.441 pessoas em abrigos em Esteio e Sapucaia do Sul

Apenas em Sapucaia, são 945 pessoas acolhidas em abrigos

Publicado em: 09/05/2024 às 19h:06 Última atualização: 09/05/2024 às 19h:06
Publicidade

Sapucaia do Sul e Esteio contabilizam, juntos, 1.441 pessoas acolhidas em abrigos. Em Sapucaia, são 945 pessoas, sendo 240 na EMEF Hugo Gerdau e 360 no ginásio e dependências da Escola Otaviano Silveira. Outras 345 pessoas estão em salões comunitários, igrejas e associações. Na cidade, a aferição do Rio dos Sinos marcava 6,34 metros (m) e baixando às 18h desta quinta-feira (9). A cota de atenção é de 4m, e de inundação é de 4,5m.

Apenas em Sapucaia do Sul, são 945 pessoas acolhidas em abrigos



Apenas em Sapucaia do Sul, são 945 pessoas acolhidas em abrigos

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Sapucaia

Já em Esteio, são 496 pessoas espalhadas pelos cinco abrigos do município, que são: Tomé, Vitorina, Fogaça, Oswaldo e Ezequiel. No município, os resgates estão encerrados desde a quarta-feira (8) devido ao lento declínio no nível das inundações e à redução de ocorrências. De acordo com a prefeitura, os bairros afetados pela cheia do Rio dos Sinos foram o Industrial, Novo Esteio e Três Portos. “Outros bairros não foram afetados pelo Rio dos Sinos e sim pelo Arroio Sapucaia, então a situação é um pouco diferente”, explica o coordenador de Meio Ambiente William Pappi. Embora os bairros atingidos pela cheia não tenham sido contemplados com monitoramento, o que dificulta uma análise mais precisa do nível do Rio e do ritmo de declínio no município, Pappi estima que a redução em Esteio seja de 1 centímetro (cm) por hora.

Doações

Ambos os municípios estão contando com doações para auxiliar a comunidade afetada pelas inundações. Para quem não pode se deslocar, é possível doar pelo pix 88150495000186 para Esteio. Em Sapucaia, os pontos de coleta são físicos, localizados no Parque Jayme Caetano Braun, no piquete do prefeito, localizado na rua Monteiro Lobato, 508 – Bairro Cohab, na Escola João Freitas, Av. Justino Camboim, 505, e na Praça General Freitas, centro. Os itens são recebidos das 8h às 22h, e são os seguintes: produtos de higiene, produtos de limpeza, água, alimentos não-perecíveis, copos plásticos e ração para cães e gatos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade