Alerta de olho no rio

Águas do Sinos seguem subindo e atingem ruas ribeirinhas; São Leopoldo está em alerta

Apesar de chuvas terem cessado, o Rio dos Sinos segue em elevação e já passa de 4,6 metros

Publicado em: 16/07/2023 14:56
Última atualização: 18/10/2023 14:30

Da tarde de sexta-feira (14) para esta tarde de domingo (16), o Rio dos Sinos subiu meio metro em São Leopoldo, e a tendência é de seguir em elevação, já que permanece subindo em Campo Bom - onde já há casas atingidas pela cheia. 

A Defesa Civil de São Leopoldo está com o status de alerta ativado desde o sábado, seguindo os protocolos do Plano de Contingência (Placon) quando o rio passou de 4,3 metros.

Rio dos Sinos sobe e Rua da Praia já é atingida pelas águas; Defesa Civil de São Leopoldo mantém alerta ativado pela elevação do rio Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

A medição ocorre por telemetria da régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) instalada na Rua da Praia., que já foi invadida em parte pelas águas do rio, que segue em elevação de aproximadamente 1,5cm/h, segundo a observação da Defesa Civil. 

O nível do Rio dos Sinos chegou na marca de 4,65m, às 14 horas deste domingo (16), em uma elevação de mais de meio metro nas últimas 48 horas.

Plano de Contingência

Conforme disposto no Plano de Contingência segue o alerta preventivo para a Rua da Praia e fundo da Rua das Camélias. Equipes da Defesa Civil percorrem esses locais informando sobre a possibilidade de cheia do rio.

Conforme o coordenador técnico da Defesa Civil, o Plano de Contingência para Inundações (Placon) contém os protocolos com as medidas a serem adotadas e os órgãos envolvidos em casos de desastres naturais. “É necessário explicar que quando o rio está acima de 4,30m e há indícios de elevação, se entra nesse status de alerta. É um protocolo dentro do nosso plano de contingência que visa prevenção”, explica.

Os níveis dos protocolos

Em um resumo dos níveis de adoção de medidas protocolares do Placon, o nível é de observação até 3,5m; acima de 3,5m, o status passa ser de atenção e de monitoramento intensivo; até 4,30m,  indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas com alerta de inundação; com o Sinos ultrapassando os 4,5m, o status sobe para início atingimento de inundação nas ruas da Praia e das Camelias (este é o atual status adotado neste sábado e domingo); e quando o Sinos sobe acima de 5,10m (que foi o que ocorreu em junho), o status é de alarme, quando o atingimento de cheia na Rua Alberto Ramos, nos bairros Feitoria e São Geraldo.

Contatos de emergência

Em caso de ocorrências causadas pelas intempéries, a Defesa Civil de São Leopoldo atende pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM) e 193 do Corpo de Bombeiros Militar. Também ficam disponíveis os telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas