O Hospital Centenário, em São Leopoldo, está realizando, desde esta segunda-feira (26), ações alusivas ao Agosto Dourado: mês do aleitamento materno. As atividades, que seguem até o sábado (31), são focadas em conscientizar sobre a importância da amamentação e educar as mães e gestantes sobre seus benefícios.
Assim foi com a pedagoga Kelin Voltz Mertins, de 30 anos, que está internada na instituição há 51 dias devido a uma pré-eclâmpsia (complicação que ocorre durante a gravidez, caracterizada por hipertensão arterial e presença de proteínas na urina). Moradora de Estância Velha, ela teve seu bebê na quarta-feira (28): o menino Levi Mertins Pedroso.
Aprendizado
Mãe de primeira viagem, ela participou das rodas de conversa, consultoria e da sessão de fotos oferecida pelo Hospital. “Aprendi a forma correta de fazer a pega, a posição correta em que o bebê precisa estar para pegar o peito, como prevenir rachaduras, e os principais benefícios de dar o leite materno, como a conexão de bebê e mamãe”, relata Kelin.
Leia também: Estudo diz que este superalimento é antioxidante e ajudar na prevenção do câncer
Para a pedagoga, as atividades foram fundamentais para exercer a maternidade de forma mais tranquila. “Para mim significou muito porque, assim que meu bebê nasceu, eu soube como amamentar com segurança. Não tive medo da amamentação, coisa que tinha antes, então para mim foi uma experiência que trouxe tranquilidade para amamentar”, elogia a mãe, que tinha medo de ter rachaduras ou mastite (inflamação).
Encerramento
Neste sábado (31), a programação encerra com a visita das gestantes, às 14h. A atividade se trata de um encontro mensal promovido pela instituição. Na sexta-feira (30), seguem ocorrendo as rodas de conversa, consultorias e fotos das 13h às 14h30.
LEIA TAMBÉM