SÃO LEOPOLDO

Agência do Sine deve atender de forma provisória no prédio da Smed por, pelo menos, um mês

No local, na antiga prefeitura, serviços do Sine estão sendo oferecidos até que reforma na agência da Rua Independência – atingida pela enchente de maio – seja concluída; saiba mais

Publicado em: 18/07/2024 11:03
Última atualização: 18/07/2024 11:13

Mais de dois meses depois de precisar ser fechada por conta da enchente, a agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) Sine voltou a atender presencialmente nesta quarta-feira (17), mas em novo local. Como a estrutura, que ficava na Rua Independência, no Centro de São Leopoldo, foi invadida pela água, o atendimento precisou ser transferido para outro ponto, provisoriamente, até que a reforma da sede seja concluída.

Marines foi ao local para encaminhar o seguro-desemprego nesta quarta-feira (17) Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Desde esta quarta, portanto, o Sine está atendendo em um espaço no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), onde funcionava a antiga prefeitura de São Leopoldo, junto à Praça Tiradentes. “A gente estava direcionando as pessoas para as agências Sine da região, especialmente de Novo Hamburgo e Portão, e resolvendo aquilo que é possível por WhatsApp ou e-mail. Agora, a prefeitura nos cedeu esse espaço, onde vamos permanecer inicialmente por um mês”, disse o assistente administrativo, Tiago Peter Heller, ponderando que o prazo vai depender do tempo de obra na agência.

VEJA TAMBÉM: DE VOLTA AO PASSADO: Abertura de cápsula do tempo homenageia história de São Leopoldo

Estragos

“A parte elétrica do Sine foi toda comprometida, então, tem todo um trabalho de engenharia que precisa ser feito”, comentou Heller, lembrando que quase todos os móveis, cadeiras e poltronas do andar térreo também foram perdidas, atingidas pela água, que chegou a cerca de 80 centímetros de altura dentro da agência. “Os computadores a gente conseguiu salvar, pois colocamos no andar superior”, ponderou.

Sob a coordenação do FGTAS estadual, que tem sede em Porto Alegre, uma empresa deve ser contratada para executar as obras necessárias na agência leopoldense.

Agência FGTAS/Sine de São Leopoldo foi atingida pela enchente de maio Foto: Roberto Hubner/Divulgação

Serviços

Na antiga prefeitura, o espaço é mais restrito e apenas dois atendentes fazem o atendimento presencial. Mas, serviços como pedido de seguro-desemprego e consulta de vagas com intermediação de mão de obra estão sendo feitos normalmente. “A parte de captação de vagas, que é a parte mais voltada pelas empresas, estamos fazendo somente por e-mail, pois um colega que está em atendimento remoto fica fazendo esses cadastros das vagas”, explicou Heller. “Parte de emprego e seguro-desemprego, a pessoa pode vir que será atendido”, garantiu.

“As triagens do artesanato (Programa Gaúcho do Artesanato) não estão sendo realizadas no momento, porque a gente não tem espaço pra isso. Ela requer uma sala específica, então, somente quando a agência do Sine retornar”, acrescentou.

Mais de 5 mil residências do Minha Casa, Minha Vida serão construídas em cidades da região, diz ministro

Horários e formas de contato

Na manhã desta quarta-feira, a moradora do bairro Santa Tereza, Marines do Amaral Gonçalves, 55 anos, procurou a agência no novo local para encaminhar o seu seguro-desemprego. “Fui na agência da Rua Independência e vi o cartaz com o número de WhatsApp. Mandei mensagem e me indicaram vir até aqui”, contou.

O horário de atendimento do Sine São Leopoldo no local provisório é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, sem fechar ao meio-dia. Interessados também podem entrar em contato com a agência pelo WhatsApp: (51) 98557-1971 (preferencialmente mensagens de texto) ou e-mail: sleopoldo@fgtas.rs.gov.br.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas