O volume de chuva acumulado em São Leopoldo nos últimos quatro dias já chegou a 251 milímetros (mm). O dado foi divulgado em boletim da Defesa Civil municipal, no fim da manhã desta quarta-feira (1º).
No total, de acordo com o documento, o mês de abril encerrou com 315 milímetros de chuva acumulados, mais que o dobro da média dos últimos 30 anos para o mês, que é de 143mm.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A CHUVARADA QUE ATINGE O ESTADO
O boletim também traz o nível do Rio dos Sinos, que já atinge os 4,69 metros em São Leopoldo, com elevação de aproximadamente 2 centímetros por hora. Com isso, o status é de Alerta no município, com a água já cobrindo parte da Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e o final da Rua das Camélias, no bairro Pinheiro.
Conforme o coordenador técnico da Defesa Civil leopoldense, Fabiano Camargo, até o momento, o órgão não foi solicitado para ajuda na retirada de famílias de áreas atingidas pelo rio.
Força-tarefa mobilizada
Na manhã desta quarta-feira (1º), o prefeito Ary Vanazzi convocou uma reunião virtual com os secretários, órgãos de governo e participação dos representantes do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz), da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros para alinhar encaminhamentos já definidos para a força-tarefa e avaliar o panorama da cidade.
“Diante do cenário que estamos presenciando em todo o Estado do RS, com essa calamidade, quedas de pontes e tragédias, podemos dizer que estamos dentro de uma certa tranquilidade até o momento, mas vamos permanecer mobilizados e atentos. Isso tem a ver em muito com o trabalho de prevenção contra enchentes que viemos fazendo desde o ano passado, com o desassoreamento dos arroios, limpeza das valas e ampliação da bacia de contenção na Campina, o que tem evitado os alagamentos”, disse Vanazzi.
Abrigos definidos caso necessário
O município acionou o Plano de Contingência contra Inundações (Placon), que define o que cada secretaria e corporação de apoio como Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e 19º BIMtz deve fazer em caso de apronto operacional na remoção de famílias para abrigos.
A força-tarefa decidiu, em um primeiro momento, que a Paróquia Santo Inácio de Loyola, no bairro Rio dos Sinos, será um dos locais emergenciais de abrigamento das famílias que precisarem sair de suas casas. A Assistência Social também já tem outros abrigos definidos no bairro São Geraldo e Feitoria.
Arrecadação de donativos
Na reunião pela manhã, foi lançada a Campanha de Arrecadação de Donativos para famílias que eventualmente precisarão de alimentos, colchões, roupas de cama, materiais de limpeza e de higiene pessoal. As doações poderão ser entregues diretamente na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS), na Rua São Joaquim, 600, Centro, a partir das 9h desta quinta-feira (2).
Emergência
A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. O Corpo de Bombeiros de São Leopoldo atende pelo telefone 193 ou (51) 3579-0450. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.
LEIA TAMBÉM