abc+

29 DE OUTUBRO

Ações especiais para celebrar o Dia Nacional do Livro

Smed promove atividade do LeiturAÇÃO nesta terça-feira; no trensurb ocorrerá o projeto Livros Livres

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 29/10/2024 às 11h:09 Última atualização: 29/10/2024 às 11h:09
Publicidade

O Dia Nacional do Livro, celebrado nesta terça-feira (29), será marcado pela atividade do programa LeiturAÇÃO na Emef Rui Barbosa, em São Leopoldo. Durante o turno da manhã, a contação de histórias do programa fica por conta do escritor Eliandro Rocha, autor de diversos livros infantis como A Ponte, O Poço, e diversos outros. A atividade é promovida pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Sesc Mais Leitura com Dedy Ricardo na Emef Paul Harris nesta segunda-feira (28)



Sesc Mais Leitura com Dedy Ricardo na Emef Paul Harris nesta segunda-feira (28)

Foto: Divulgação/Sesc

De acordo com material divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a data foi escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, ainda em 1810. Ainda conforme o MEC, nessa época o Brasil recebeu seu primeiro acervo.

LEIA TAMBÉM: Montagem da São Leopoldo Fest altera trânsito na Avenida Dom João Becker a partir desta terça-feira

“Eu sempre digo que livro e educação são sinônimos. Não tem como haver educação sem passar pelo livro”, diz o titular da Smed, Ricardo Luz. “Infelizmente não somos um País de leitores. Essa data é fundamental para que se evolua”, segue o secretário.

Semana começou com Sesc Mais Leitura

Um dia antes do Dia do Livro, o Serviço Social do Comércio (Sesc) São Leopoldo realizou o Sesc Mais Leitura nesta segunda-feira (28). A ação contou com visitas da escritora Dedy Ricardo na EMEF Paul Harris (pela manhã, com 230 estudantes) e EEEM Caic Madezatti (pela tarde, com 175 alunos).

Dedy Ricardo é mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), além de autora de artigos e dissertações acadêmicos sobre a cultura negra e o combate ao racismo. Dedy é autora também do vídeo-poema Asfixia, do conto Afogado e da crônica Com Suor no Rosto.

Na atividade, ela realizou a apresentação Arrisque a Rima, na qual recitou diversos poemas, poesias, textos e rimas com a participação e interação dos estudantes.

Livros Livres nos bancos do trensurb

Na tarde desta terça-feira (29), Dia Nacional do Livro (comemora a data de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810), a Trensurb realiza ação do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos.

A partir das 14 horas, dezenas de exemplares de publicações diversas serão deixados nos assentos de trens partindo da Estação Novo Hamburgo, com marcadores de páginas que apresentam a iniciativa e o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô.

VEJA AINDA: RAINHA DO SUL: Representantes do Vale do Sinos vencem em categorias do concurso gaúcho

A ideia é que os passageiros encontrem os volumes e, após terminarem sua leitura, possam repassá-los a outros leitores. A atividade marca a retomada do projeto, suspenso desde as enchentes de maio.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade