abc+

FIQUE ATENTO

BLACK FRIDAY: Procon da região alerta para cuidados nas compras

Órgão orienta consumidores com a intenção de evitar golpes na data

Priscila Carvalho
Publicado em: 23/11/2023 às 17h:15 Última atualização: 24/11/2023 às 10h:14
Publicidade

Com foco nas promoções da Black Friday – campanha realizada mundialmente em novembro pelo comércio oferecendo grandes descontos e que, neste ano ocorre nesta sexta-feira (24) –, o Procon de São Leopoldo promoveu o Procon na Comunidade, ação de orientação a consumidores nesta quinta-feira (23), no Centro leopoldense.




Posicionados na Rua Independência, em frente à Escola Estadual Visconde de São Leopoldo, os fiscais do Procon e o diretor do órgão, Gilmar Valadares, abordaram pedestres, distribuindo material com dicas, canais para o atendimento de demandas e reforçando os cuidados para compra nessas épocas.

“Nas compras por site, busque saber se aquele site é reconhecido, é de pessoa jurídica, que formas de pagamento aceita, se só aceitar pix ou dinheiro, desconfie. Promoções muito grandes, como uma geladeira de R$ 5 mil por R$ 500, não existem. Em caso de bancos, quando tem muitos descontos, vá na sua agência saber se aquilo é legítimo”, recomendou Valadares, citando golpes em que são feitos empréstimos a partir dos dados do cidadão.

“A gente faz essa campanha para reduzir o prejuízo do consumidor. E quanto mais a sociedade tiver essas informações, menos golpes ocorrerão”, disse, destacando que o órgão tem trabalhado com diversas instituições, a fim de fazer campanhas sobre o tema.

Empréstimo consignado

Valadares ressaltou que muitos clientes buscam o Procon nessa época, mas, em geral, no ano, o empréstimo consignado é o campeão de reclamações. “Atendemos presencialmente em torno de mil pessoas por mês, além dos atendimentos por telefone e a fiscalização que fazemos. E a grande parte das pessoas que nos procuram é por conta de empréstimos consignados e, dentro disso, de 25 a 30% são idosos”, ponderou.

“Não queremos que as pessoas parem de fazer empréstimo consignado, mas façam isso com boa orientação, procurando uma agência bancária. Não aceite fazer por telefone, faça presencial, que é muito melhor e ela sai do local com um contrato, um documento”, lembrou Valadares.

No mês de dezembro, visando o período de Natal, o Procon deve realizar mais ações no Centro.

Sempre informada

Moradora do bairro Vicentina, Elaine Poli, 41 anos, passou pelo local da ação e recebeu dicas da equipe do Procon. “Estou sempre informada, porque como temos cartões e tenho pais idosos, a gente fica preocupado”, comentou, dizendo que sempre sugere que seus familiares busquem o comércio físicas, por exemplo, para evitar problemas com compras digitais. “Vai direto na fonte que é melhor. Em lojas também, prefiro ir pessoalmente”.

Ela também elogiou a ação do Procon no Centro para alerta os cidadãos. “Muito bom, ainda mais nesse tempo de Black Friday. Sempre que eles estão por aqui, eu procuro vir, porque busco estar informada.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade