Uma ação de Natal do berçário do Sinodal propiciou uma tarde especial entre avós e netos de até 2 anos no Anfiteatro da Educação Infantil do Sinodal. Realizada nesta quarta-feira (4), a Vivência de Natal com os Avós consistiu em um momento para que avós, bisavós e seus netos confeccionassem, juntos, biscoitos natalinos, promovendo a conexão entre os familiares e incentivando o espírito natalino. A ação contou também com cenários para fotos de família e permitiu que os participantes levassem os biscoitos consigo.
Foi com um avental vermelho natalino e uma touquinha verde de chef que o pequeno Antônio Zamboni Casaca (o “Tony”), de 2 anos, revezou entre o colo das duas avós. São elas: Santina Dalmolin, de 64 anos, e Eliana Casaca, 57, ambas aposentadas.
Santina, que já participou da ação do ano anterior com Tony e com o neto Francisco (hoje com 3 anos), não escondeu a empolgação em participar novamente. “Não tem nem explicação, não tem nada melhor. Eles dão uma alegria!”, comenta. “Natal para mim é luz e memória do nascimento de Jesus, só coisa boa”, continua.
Você também pode se interessar: Agite especial de Natal será neste domingo em São Leopoldo
Eliana se mostrou encantada ao perceber a evolução de seu neto de um ano para outro. “A base de querer estar junto é interagir e participar da evolução dele pelo ano todo. Faz bastante diferença, principalmente com os pequenos. No ano passado ele ainda era muito bebê, neste já está um pouco mais desenvolvido. É muito bom de acompanhar.”
As gêmeas Isabella Sturmer de Moraes e Alice Sturmer de Moraes, de 8 meses, contam com uma grande família ao seu lado. Elas estavam acompanhadas de dois avôs, duas avós, duas bisavós e dois bisavôs. São eles: o avô Luciano Sturmer, de 59 anos; a bisavó Edi Zabka, de 77 anos; o bisavô Edegar Zabka, 79; a bisavó Gladis Maria Müller Wagner, 83; a avó Alessandra Zabka, 54; e a avó Juliana de Moraes, 59.
Para Juliana, momentos assim com os netos são fundamentais. “É muito gostoso a gente estar pertinho, acompanhar esse ambiente acolhedor, todo esse preparo e resgate dos natais que eram feitos antigamente, que era uma coisa de avós para netas, de bisas para bisnetas…”, comenta.
ACOMPANHE MAIS AÇÕES COMO ESSA PELA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP
Tradição é mantida há quatro anos
A tradição de Natal, organizada pela equipe de professoras do Berçário do Sinodal, é mantida há quatro anos. À frente da atividade, Schaistha Silva, conta que o evento costuma atrair mais de 50 pessoas. “Ele é sempre cheio, de acordo com o número de pessoas que nos ajudam”, diz.
“Como a escola é uma extensão da família e a gente tem atividades com os pais e mães, como dia do amigo e tal, nós criamos uma atividade alusiva aos avós que trouxesse um pouco dessa tradição e dessa cultura que vai passando de geração a geração”, continua.
Schaistha defende a importância de tradições familiares como essa. “Como a pintura e o confeito de bolacha de Natal faz parte da cultura, ou deveria fazer, resolvemos integrar os dois momentos em uma atividade específica para os avós.”
LEIA TAMBÉM