SEMANA DO RIO DOS SINOS
Ação coloca em destaque a preservação das águas
Atividade do programa Pró-Arroios iniciou a 9.ª edição da Semana do Rio dos Sinos, em São Leopoldo
Última atualização: 02/02/2024 14:56
A equipe do Programa de Preservação Hídrica e das Sub-bacias (Pró-Arroios), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), de São Leopoldo, foi a responsável por iniciar as ações na 9.ª Semana do Rio dos Sinos. Nesta terça-feira (14), técnicos do Pró-Arroios realizaram uma visita de monitoramento na Área de Especial Interesse Ambiental (Aeia) dos Diques, junto ao Território Sagrado dos Povos de Matriz Africana.
O trabalho realizada pelo Pró-Arroios foi acompanhado pelo coordenador do Departamento de Áreas Protegidas e Parques Ambientais (Deappa), Darci Zanini; e pelo titular da Semmam, Anderson Etter. "O Pró-arroios é um programa de preservação hídrica das sub-bacias e está desde 2021 realizando um mapeamento de todas áreas protegidas de São Leopoldo", enfatiza Zanini.
Segundo o coordenador do Deappa, são 458 áreas protegidas, sendo 36 Aeias. "Hoje (ontem) estamos visitando uma delas, a famosa Ilha da Rua da Praia. Este local está inserido no Sistema de Contenção de Cheias. Com esse mapeamento vamos dividir com os demais locais que fazem parte dos diques que possuem 11 quilômetros de extensão. Assim podemos facilitar a gestão e conservação das Aeias dos diques", explica Zanini sobre a atividade.
Malha hídrica
Em abril, o trabalho desenvolvido pelo Pró-Arroios completa dois anos. Nesse período, por meio de visitas técnicas e mapeamento, foi possível atualizar a malha hídrica de São Leopoldo. Antes do mapeamento, por exemplo, eram oito sub-bacias. Agora, foram definidas dez sub-bacias, totalizando uma extensão de 188,5 quilômetros. No último mapeamento, de 2005, eram 80 quilômetros.
Etter destaca que outro trabalho importante do Pró-Arroios envolve o mapeamento de nascentes, e que vai estar em evidência na 9ª Semana do Rio dos Sinos. Para se ter uma ideia, no mapeamento de nascentes, além das 305 nascentes identificadas no Plano Municipal de Gestão Ambiental (Plangea), o Pró-Arroios mapeou 50 novas nascentes.
A próxima atividade prevista ocorre hoje, dia 15, às 15 horas, com palestra com Lu Marini sobre a Exposição Terra & Ar, no Teatro Municipal (Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro). Também hoje, às 19h30, será feita audiência pública regional para apresentação do Plano Local de Ação Climática (PLAC) sobre o Programa Tributo Verde, na Escola Estadual Cristo Rei (Rua Roque Gonzales, s/nº, bairro Cristo Rei). A programação da 9.ª Semana do Rio dos Sinos segue até o dia 22 de março.