A manhã desta sexta-feira (2), foi marcada por um evento muito especial. A Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou um cerimonial de abertura do ano letivo das escolas conveniadas de São Leopoldo. Cerca de 600 pessoas estiveram presentes, entre autoridades, professores, equipes diretivas e demais servidores no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos. As aulas das 45 escolas conveniadas começam na quinta-feira (8).
A atividade contou com a participação de dois artistas: Fernanda Poletto, escritora e educadora popular, e Renato Müller, músico. Que trataram de temas fundamentais, utilizando a arte, criando um momento extremamente lúdico com o público presente. Os dois apresentaram sobre “A poética das Infâncias”, proporcionando muita música, poesia, brincadeiras, diálogo e teatro.
O secretário de Educação, Ricardo Luz, parabenizou a organização do evento. “Ver o auditório lotado é a representação do comprometimento das conveniadas e a prova que teremos um ótimo início do ano letivo. Aliás, este momento, como as demais formações e ações durante o ano, assim como a participação nas atividades da Secretaria – como a Motic – faz parte do entendimento que as conveniadas são parte da rede e que os estudantes destas escolas precisam ter as mesmas oportunidades”, disse o professor Ricardo.
Solenidade
O prefeito Ary Vanazzi comentou o quanto ficou emocionado e feliz em ver o avanço das escolas conveniadas de Educação Infantil. “Uma realidade bem diferente da que tínhamos na cidade lá em 2005. A melhoria destes espaços, fundamentais para complementação de vagas na rede, possibilita que a gente invista mais nestes estudantes que também são nossos. Exemplo disso, é que neste ano teremos o kit de material escolar também para as conveniadas. Acreditamos na educação pública e agora, com a abertura de projetos pelo Governo Federal e a retomada de investimentos, vemos a oportunidade de avançar coletivamente ainda mais “, declarou.
Também estiveram presentes na atividade a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Iara Cardoso, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Otávio Forneck, o diretor do Departamento de Tecnologias para a Educação (DTE), Evandro Paixão, e o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor.
LEIA TAMBÉM