abc+

FALTA D'ÁGUA

Abastecimento de água deve ser normalizado até a manhã de sexta-feira, segundo Semae

Equipes trabalham no conserto de adutora que rompeu na Avenida Imperatriz Leopoldina; 90 mil moradores de 16 bairros leopoldenses devem ser impactados

Priscila Carvalho
Publicado em: 10/05/2023 às 13h:46 Última atualização: 07/03/2024 às 15h:53
Publicidade

Equipes do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e de empresa terceirizada seguem trabalhando no conserto da adutora de fibra de vidro, que rompeu no fim da tarde desta terça-feira (9), na Avenida Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo. Por conta do problema, 16 bairros da cidade, somando cerca de 90 mil moradores, devem ter o abastecimento de água impactado.

Equipes finalizaram parte do serviço ao meio-dia desta quarta-feira (10)



Equipes finalizaram parte do serviço ao meio-dia desta quarta-feira (10)

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

A previsão do Semae é que o conserto seja concluído no final da tarde desta quarta-feira (10), sendo que a rede será ligada gradativamente para não correr risco de novos rompimentos. Com isso, conforme o diretor-geral da autarquia, Geison Freitas, a previsão é que o fornecimento de água seja reestabelecido totalmente na cidade entre a madrugada de quinta e sexta-feira.

Registros começam a ser ligados às 18 horas

O rompimento ocorreu na altura da esquina da Avenida Imperatriz com a Rua Bolívia, no bairro Pinheiro. Freitas vem acompanhando o conserto desde o seu início e detalhou o processo. Segundo ele, as equipes passaram a madrugada “abrindo” o ponto e identificaram que trata-se de uma rede de 600 milímetros de fibra de vidro. Após drenagem da água e limpeza do ponto, equipes da empresa terceirizada especializada em fibra iniciaram o conserto.

Com o serviço sendo executado dentro do cronograma, a primeira parte foi finalizada por volta do meio-dia desta quarta. Durante a tarde, será necessário aguardar pelo “tempo de cura”, ou seja, a secagem da cola no material para, após, cobrir a adutora com areia e, aí sim, começar a ligação dos registros.

“Às 18 horas, devemos começar a abrir os registros. Vamos passar a madrugada inteira abrindo os registros, para evitar novos rompimentos na própria adutora e em redes menores”, explicou o diretor-geral, reforçando que, como há mais consumo durante o dia, a água demora mais para voltar às torneiras.

Trânsito interrompido até o fim de semana

A previsão projeta Freitas, é que o abastecimento seja normalizado entre a madrugada de quinta e sexta-feira. “Ligamos os registros hoje e também durante a madrugada, mas até que todos os nossos reservatórios e os reservatórios domésticos normalizem, a previsão é para até sexta-feira de manhã”.

Para o conserto, o trânsito na Avenida Imperatriz, entre as ruas Luís Bernardo da Silva e Leopoldo Zimermann, no sentido Centro-bairro, está interrompido. De acordo com Freitas, o trecho deve seguir bloqueado até o fim de semana, para evitar acidentes, e, se o tempo ajudar, o local do rompimento será asfaltado na próxima segunda-feira (15).

16 bairros atingidos

O rompimento da adutora afeta o abastecimento de água em 16 bairros, impactando aproximadamente 90 mil pessoas.

Veja as localidades atingidas: Centro; São José; São Miguel, Vicentina, São João Batista; Cristo Rei; Padre Reus; Duque de Caxias; Santa Tereza; Morro do Espelho; Jardim América; Fazenda São Borja; Rio Branco; Pinheiro; Fião, parte do Campestre; e os loteamentos Otacília; Cohab Duque; Monte Carlo; Vila Esperança, e Vila Nova.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade